TikTok entra no ranking das dez empresas mais valiosas do mundo

TikTok entra no ranking das dez empresas mais valiosas do mundo

Pesquisa da Kantar coloca a empresa na oitava colocação após crescimento de dois dígitos em seu valor de mercado

De acordo com a pesquisa BrandZT Marcas Globais Mais Valiosas 2021 da Kantar, consultoria de pesquisas do Reino Unido, o TikTok entrou no top 10 de empresas mais valiosas do mundo. A empresa aumentou seu valor de mercado em 158% em um ano. O crescimento só não foi maior que o da Tesla, fabricante de carros elétricos e autônomos de Elon Musk, que cresceu 275% no período. 

No entanto, a Tesla não está no ranking das dez empresas mais valiosas, ao contrário do TikTok. A rede social de vídeos curtos e editáveis subiu da 79a posição para a oitava em um ano. Isso foi graças ao valor que captou no período, passando de US$ 16,8 bilhões para US$ 43,5 bilhões. O número de usuários do aplicativo também cresceu consideravelmente, de 1,5 milhão no primeiro trimestre de 2020 para 800 milhões de perfis ativos atualmente.

LEIA MAIS: Professores usam TikTok para dar aulas para concurso, Enem e vestibular

O sucesso do TikTok permitiu que ela ultrapassasse outra rede social relevante, o LinkedIn. A rede “profissional” teve crescimento considerável, de 19%, e chegou a um valor de US$ 35,5 bilhões, o que não foi suficiente para bater o TikTok. Confira o ranking completo, composto principalmente por empresas de tecnologia: 

Ranking 

2021 

Marca  País de Origem  Valor 2021 (Bilhões)  Valor 2020 (Bilhões)  Variação 
1  Google  EUA  US$ 457,998  US$ 323,601  42% 
2  Tencent  China  US$ 240,931  US$ 150,978  60% 
3  Facebook  EUA  US$ 226,744  US$ 147,190  54% 
4  Instagram  EUA  US$ 82,904  US$ 41,501  100% 
5  Netflix  EUA  US$ 71,126  US$ 45,889  55% 
6  Disney  EUA  US$ 55,217  US$ 48,802  13% 
7  YouTube  EUA  US$ 47,103  US$ 33,976  39% 
8  TikTok  China  US$ 43,516  US$ 16,878  158% 
9  LinkedIn  EUA  US$ 35,523  US$ 29,936  19% 
10  Baidu  China  US$ 23,358  US$ 14,840  57% 

Fonte: BrandZT Marcas Globais Mais Valiosas 2021, da Kantar. 

TikTok supera downloads de Facebook e se destaca como rede social de todos

Apesar de muito associado à geração Z – nascidos entre 1995 e 2010 – o TikTok já mostra que não é apenas uma “brincadeira de criança”. A empresa superou o número de downloads do Facebook, segundo uma análise do jornal asiático Nikkei Asia. 

De acordo com o CEO A5Mídias, Aldrin Nery, especialista em redes sociais, o TikTok já pode ser aproveitado para pessoas e empresas interagirem com seus públicos, independentemente da didade. “As pessoas têm se expressado de maneira criativa em forma de vídeos curtos, estão interagindo, fazendo co-criações e estão mais focadas em conteúdos autênticos”, afirma Nery.  

“Além disso, personalidades mais formais estão aderindo ao app mostrando que o mundo está cada dia mais tecnológico e virtual”, completa. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, já criaram uma conta na plataforma. O STF disse que o objetivo é “aproximar novos públicos do dia a dia da Corte”. 

Empresas brasileiras também aderem à rede social

Além de chefes governamentais e a mais alta corte do Brasil, quem mais aderiu ao TikTok foi o Espaço Recomeçar e a keeggo. A primeira organização trabalha com desenvolvimento espiritual e usou a rede social para distribuir vídeos com dicas simples e funcionais de relacionamentos. São mais de 1 mil vídeos na plataforma atualmente. 

A visão do Espaço Recomeçar é utilizar as redes sociais como um espaço para atingir seu públicco com conteúdos que possam auxiliá-los em períodos complicados. A organização também está presente no Facebook, Instagram e Youtube, além de contar com um blog. No TikTok do Espaço Recomeçar, são mais de 100 mil seguidores. 

Já a keeggo, que atua na transformação digital de empresas e startups, utiliza o TikTok como forma de se comunicar com os próprios colaboradores. A intenção é trabalhar vídeos curtos para abordar o feedback dos chefes de forma rápida e divertida. Segundo a empresa, dessa forma, é possível aumentar o potencial de engajamento desse conteúdo e ter um alcance alto entre os colaboradores. 

Além disso, uma particularidade do TikTok é que o usuário não consegue rolar o feed sem assistir a todo o vídeo, o que assegura a visualização e a participação. Para aumentar ainda mais o engajamento dos funcionários, a empresa concede bonificações em dinheiro para as postagens mais criativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?