TikTok entra no ranking das dez empresas mais valiosas do mundo
Pesquisa da Kantar coloca a empresa na oitava colocação após crescimento de dois dígitos em seu valor de mercado
De acordo com a pesquisa BrandZT Marcas Globais Mais Valiosas 2021 da Kantar, consultoria de pesquisas do Reino Unido, o TikTok entrou no top 10 de empresas mais valiosas do mundo. A empresa aumentou seu valor de mercado em 158% em um ano. O crescimento só não foi maior que o da Tesla, fabricante de carros elétricos e autônomos de Elon Musk, que cresceu 275% no período.
No entanto, a Tesla não está no ranking das dez empresas mais valiosas, ao contrário do TikTok. A rede social de vídeos curtos e editáveis subiu da 79a posição para a oitava em um ano. Isso foi graças ao valor que captou no período, passando de US$ 16,8 bilhões para US$ 43,5 bilhões. O número de usuários do aplicativo também cresceu consideravelmente, de 1,5 milhão no primeiro trimestre de 2020 para 800 milhões de perfis ativos atualmente.
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O sucesso do TikTok permitiu que ela ultrapassasse outra rede social relevante, o LinkedIn. A rede “profissional” teve crescimento considerável, de 19%, e chegou a um valor de US$ 35,5 bilhões, o que não foi suficiente para bater o TikTok. Confira o ranking completo, composto principalmente por empresas de tecnologia:
Ranking 2021 |
Marca | País de Origem | Valor 2021 (Bilhões) | Valor 2020 (Bilhões) | Variação |
1 | EUA | US$ 457,998 | US$ 323,601 | 42% | |
2 | Tencent | China | US$ 240,931 | US$ 150,978 | 60% |
3 | EUA | US$ 226,744 | US$ 147,190 | 54% | |
4 | EUA | US$ 82,904 | US$ 41,501 | 100% | |
5 | Netflix | EUA | US$ 71,126 | US$ 45,889 | 55% |
6 | Disney | EUA | US$ 55,217 | US$ 48,802 | 13% |
7 | YouTube | EUA | US$ 47,103 | US$ 33,976 | 39% |
8 | TikTok | China | US$ 43,516 | US$ 16,878 | 158% |
9 | EUA | US$ 35,523 | US$ 29,936 | 19% | |
10 | Baidu | China | US$ 23,358 | US$ 14,840 | 57% |
Fonte: BrandZT Marcas Globais Mais Valiosas 2021, da Kantar.
TikTok supera downloads de Facebook e se destaca como rede social de todos
Apesar de muito associado à geração Z – nascidos entre 1995 e 2010 – o TikTok já mostra que não é apenas uma “brincadeira de criança”. A empresa superou o número de downloads do Facebook, segundo uma análise do jornal asiático Nikkei Asia.
De acordo com o CEO A5Mídias, Aldrin Nery, especialista em redes sociais, o TikTok já pode ser aproveitado para pessoas e empresas interagirem com seus públicos, independentemente da didade. “As pessoas têm se expressado de maneira criativa em forma de vídeos curtos, estão interagindo, fazendo co-criações e estão mais focadas em conteúdos autênticos”, afirma Nery.
“Além disso, personalidades mais formais estão aderindo ao app mostrando que o mundo está cada dia mais tecnológico e virtual”, completa. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, já criaram uma conta na plataforma. O STF disse que o objetivo é “aproximar novos públicos do dia a dia da Corte”.
Empresas brasileiras também aderem à rede social
Além de chefes governamentais e a mais alta corte do Brasil, quem mais aderiu ao TikTok foi o Espaço Recomeçar e a keeggo. A primeira organização trabalha com desenvolvimento espiritual e usou a rede social para distribuir vídeos com dicas simples e funcionais de relacionamentos. São mais de 1 mil vídeos na plataforma atualmente.
A visão do Espaço Recomeçar é utilizar as redes sociais como um espaço para atingir seu públicco com conteúdos que possam auxiliá-los em períodos complicados. A organização também está presente no Facebook, Instagram e Youtube, além de contar com um blog. No TikTok do Espaço Recomeçar, são mais de 100 mil seguidores.
Já a keeggo, que atua na transformação digital de empresas e startups, utiliza o TikTok como forma de se comunicar com os próprios colaboradores. A intenção é trabalhar vídeos curtos para abordar o feedback dos chefes de forma rápida e divertida. Segundo a empresa, dessa forma, é possível aumentar o potencial de engajamento desse conteúdo e ter um alcance alto entre os colaboradores.
Além disso, uma particularidade do TikTok é que o usuário não consegue rolar o feed sem assistir a todo o vídeo, o que assegura a visualização e a participação. Para aumentar ainda mais o engajamento dos funcionários, a empresa concede bonificações em dinheiro para as postagens mais criativas.