Muitos termos são utilizados nas rotinas das estratégias de Marketing Digital. No entanto, muitos novos entrantes no mundo dos negócios não conhecem as terminologias. Por isso, trouxemos um resumo dos conceitos mais utilizados.
SEO é um conjunto de estratégias que otimizam o posicionamento de um site, através do ranqueamento de mecanismos de busca, sendo o Google o principal.
A persona é um perfil do seu cliente ideal. Sendo assim, é uma análise mais objetiva do seu público-alvo, trazendo uma representação do cliente, com suas necessidades, desejos, comportamento de compra, dentre outros aspectos.
Os KPIs são indicadores da performance das ações de marketing digital. Sendo assim, são essenciais para as avaliações. Através dos indicadores é possível analisar as ações. Os dashboards são painéis que mostram os KPIs de forma ampla e configurada por você, na maioria das vezes.
São muitos os tipos de Leads, mas de forma sucinta, refere-se aos clientes em potencial. Ou seja, os visitantes do seu site ou blog. Há estratégias para gerar Leads e outras para convertê-los em vendas.
CTA é a sigla de Call-to-action, ou seja, é um chamado para ação. Refere-se a botões em páginas de conteúdo que indicam a ação do cliente, como “Clique Aqui para baixar esse conteúdo”. Ou seja, o botão indica o que deve ser feito de forma objetiva.
As páginas criadas objetivamente para gerar conversões. Assim sendo, as Landing Pages possuem formulários para que o cliente preencha com informações para as ações de marketing digital. Em troca, o cliente ganha o acesso a um ebook, por exemplo.
Certamente há outros termos bastante usados, porém, esses são os que mais estão implícitos nas rotinas do setor. O Marketing Digital é uma área de adaptações. Decerto que novas palavras virão conforme as demandas fluírem para que os objetivos sejam alcançados.