Termina nesta quinta-feira (1º) o prazo para eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições de 2022 justificarem a ausência. O procedimento deve ser realizado em um período de 60 dias pelo aplicativo do e-Título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Embora a justificativa seja feita prioritariamente pelos canais digitais, também é possível justificar o voto presencialmente no dia da eleição. No entanto, isso deveria ter acontecido no dia da ausência de voto por parte do eleitor, em uma das mesas receptoras de justificativa.
Como justificar o voto?
Os eleitores que faltaram no dia da votação podem justificar a ausência no dia da votação pelo e-Título, contudo, quem preferir também é possível enviar um Requerimento de Justificativa Eleitoral ao endereço da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
Caso o eleitor esteja fora do país e não tenha transferido o domicílio eleitoral, é possível justificar o voto até 30 dias depois do retorno ao Brasil. Contudo, pessoas que moram e transferiram o título para o exterior, também têm 60 dias para a justificação.
Veja como fazer o procedimento pelo e-Título:
Baixe o aplicativo do e-Título no seu celular;
Em seguida, preencha com os dados solicitados — nome completo, data de nascimento, CPF, nomes dos pais;
Depois, responda as perguntas sobre a cidade onde mora ou morou, bairro e local de votação, para verificação da identidade;
Caso as perguntas sejam respondidas corretamente, a identidade é validada;
Na sequência, clique em “mais opções”, no menu principal;
Feito isto, toque em “justificativa de ausência”;
No momento, será necessário selecionar a eleição que deseja justificar, escrever o motivo da ausência e digitar seu e-mail.
Dessa forma, na página seguinte, é preciso anexar o documento comprobatório.
Com isso, clique em “concluir”;
Aguarde a justificativa ser enviada e anote o número de protocolo para acompanhamento.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.OkPrivacidade