Tecnologia: plataformas de jogos digitais tem sido alvo de golpes (saiba mais)
Usuários devem ficar atentos para não terem suas informações roubadas
De acordo com especialistas em segurança cibernética, criminosos no mundo todo têm utilizado as plataformas utilizadas para jogos online com o intuito de aplicar uma série de golpes em seus usuários. Eles costumam utilizar códigos de trapaças, fazer microtransações e enviar mensagens a outros jogadores.
Durante o auge da pandemia, milhões de usuários em todo o mundo, buscaram maneiras de reduzir a estafa e o estresse causados pelo lockdown a partir de jogos virtuais, na internet. Os mundos digitais se tornaram uma sensação. Entretanto, as plataformas também foram utilizadas para o roubo de informações e de dinheiro.
As autoridades em segurança cibernética têm notificado o aumento de crimes relacionados aos jogos. Houve um crescimento exponencial na prática desde o início da pandemia, demonstrando a vulnerabilidade das plataformas virtuais. O fato é que elas apresentam uma fragilidade para os jogadores e para as empresas.
Vale ressaltar que quanto maior o número de usuários nas plataformas de jogos digitais, com um grande número de aplicativos e dispositivos, maior é o perigo de ataque nestes ambientes virtuais. Dessa maneira, o sucesso dos jogos está atrelado ao aumento dos golpes relacionados.
Ataques à aplicativos
Segundo um relatório da Akamai Technology, empresa que trabalha em amplas áreas da internet, os ataques a aplicativos e ferramentas da web, que utilizam vulnerabilidades em programas como jogos para celular, tiveram uma alta de 167% neste tipo de ação criminosa. Os dados são relativos a maio de 2021 e abril de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A empresa russa de segurança cibernética Kaspersky Lab apontou um crescimento de 13% nos ataques de software maliciosos em jogos, no início de 2022, comparado ao primeiro semestre de 2021. Vale observar que há uma grande variedade de ataques e alvos nos jogos disponíveis no meio virtual.
Dessa maneira, as companhias de jogos devem tomar cuidado para não perderem uma grande quantidade de dados, além do fato de que seus jogos podem ficar offline temporariamente. Por outro lado, os usuários podem perder seu progresso nos jogos, dinheiro e informações pessoais.
Relatório Akamai
De acordo com o relatório apresentado pela Akamai, o setor que tem sofrido a maioria dos ataques de cibercriminosos é o de jogos online. As ações mais comuns são quando um invasor utiliza uma estratégia para sobrecarregar os servidores das plataformas com inúmeras solicitações.
Dessa maneira, o serviço é reduzido, muitas plataformas acabam por ficar offline. Estas ações podem fazer com que as empresas que trabalham com jogos digitais tenham uma redução em seus resultados e ganhos. Além disso,há um esforço para restaurar o acesso e atender as reclamações de todos os seus usuários.
A Akamai afirmou que na medida em que há uma expansão da indústria de jogos online, haverá também um aumento relacionado aos crimes cibernéticos. De fato, os crimes financeiros sobre jovens que utilizam estes ambientes virtuais tem crescido bastante, com usuários cada vez mais novos.
Alguns dos golpes dos cibercriminosos são bastante simples. Há casos de roubo de apenas 60 centavos, onde os usuários, por ser uma quantia pequena, acabam por não levar em consideração. Neste aspecto, normalmente não há uma investigação para este tipo de golpe, já que a perda para o usuário é pequena.
Códigos de trapaça nas plataformas
Entretanto, para o golpista, estas microtransações podem garantir uma grande quantidade de dinheiro, fazendo com que os usuários destas plataformas de jogos digitais sejam um alvo fácil. Além disso, golpes relacionados a códigos de trapaça podem ser uma grande ameaça aos jogadores de plataformas.
Através deles, os criminosos conseguem utilizar códigos de programas falsos e desativar o computador de um usuário, além de roubar as suas informações. A Kaspersky fez uma análise sobre ameaças a 28 jogos online e descobriu milhares destes tipos de arquivos.
De acordo com a empresa russa, mais de 13.600 pessoas entre 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, foram afetadas. A cibersegurança deve ser um assunto bastante discutido no futuro, principalmente pelo fato de que estes jogos virtuais são um grande sucesso em todo o mundo e exigem uma maior proteção em suas aplicações.