A tecnologia metaverso é uma inovação no mercado em diversas vertentes, já que permite que as empresas direcionem seus processos de maneira diferenciada, ao passo que também cria diversas possibilidades dentro de um mundo paralelo.
Uma mistura de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, o metaverso é uma tecnologia inovadora e um conceito em andamento, já que a possibilidade da experiência imersiva proporciona ao mercado diversas outras adaptações tecnológicas.
Grandes empresas estão investindo no metaverso, objetivando modificar o seu conceito de mercado e elevando a experiência do seu cliente; já que a tecnologia metaverso permite uma imersão em uma nova realidade com uma experiência sensorial real, por isso, conceituar o metaverso pode minimizar o seu potencial.
Empresas estão utilizando o conceito metaverso em reuniões para a realização de recrutamento e seleção, dinâmicas de grupo, dentre outros aspectos. A Microsoft, por exemplo, utiliza o metaverso para reuniões por meio de hologramas.
A Disney é outra empresa que pretende implementar o metaverso para oferecer ao cliente uma experiência diferenciada, considerando a experiência real com a experiência imersiva. Diversas outras empresas estão utilizando o metaverso para modificar o seu processo e atrair a atenção de clientes diferenciados.
Além da possibilidade de realizar uma dinâmica interativa para que a empresa possa vender seus produtos no mundo real, através de uma demonstração no metaverso; é possível criar um ambiente digital e vender produtos virtuais. Algumas marcas estão realizando esse tipo de transação mercadológica.
Sendo assim, empresas estão criando produtos exclusivos para serem utilizados dentro do metaverso, ou ainda, imobiliárias estão vendendo terrenos para serem utilizados dentro do conceito metaverso, sendo uma nova realidade em diversos aspectos.
As transações no conceito do metaverso são realizadas por criptomoedas, sendo uma união de tecnologias. Portanto, esse conceito, embora seja inovador, requer muitos investimentos, ao passo que também pode ser uma inovação que modificará o mercado em muitos aspectos.
Portanto, tecnologias inovadoras tendem a criar outras possibilidades, como tem ocorrido nos últimos anos. Sendo assim, a experiência do cliente é aprimorada de maneira expansiva.
Além disso, o metaverso não é apenas uma ferramenta organizacional, já que a sua utilização vai muito além do universo corporativo. Visto que através do metaverso é possível interagir socialmente, vender, comprar, negociar, dentre outras infinitas possibilidades.