O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou a Câmara Temática de Inovação Agrodigital do Mapa, que será um fórum estratégico para discutir e pensar a transformação digital da agropecuária. A portaria Nº 504 que institui a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), informa a recente publicação oficial.
O objetivo do novo fórum, que irá funcionar aos moldes das câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é discutir e propor subsídios para políticas públicas baseadas na transformação digital do agro brasileiro.
Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Câmara Temática de Inovação Agrodigital será um órgão consultivo, composto por representantes das principais entidades privadas e públicas dos diversos setores de âmbito nacional, bem como por órgãos do governo federal e permitirá a participação da sociedade civil organizada em suas reuniões.
A transformação digital da agropecuária ganhou força nos últimos anos, com mais tecnologias sendo desenvolvidas e chegando aos produtores rurais, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Esse processo também tem fomentado o ecossistema de inovação fazendo com que novas empresas de base tecnológica sejam criadas para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária brasileira, destaca a publicação oficial.
O Brasil teve um crescimento de 40% no número de startups ligadas ao Agro entre 2019 e 2021, segundo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Embrapa. Também já se observam mais de 50 hubs de inovação focados na agropecuária no Brasil em diversas regiões.
Segundo o coordenador-geral de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Trento, a Câmara será uma uma forma de perenizar as grandes ações e políticas públicas do agro em benefício da inovação no campo e do empreendedorismo dos produtores rurais. “A Câmara será fundamental para promover avanços no cenário do agro 4.0 e da conectividade rural juntamente com o setor produtivo”, afirma Trento, de acordo com recente divulgação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O investimento em novas políticas públicas e em projetos tecnológicos para estimular o empreendedorismo dentro do agronegócio é muito importante para a economia nacional, considerando que a agricultura tem um forte impacto no fluxo comercial do Brasil, abrangendo o comércio nacional e as exportações.