Técnicas para criar e manter uma rotina saudável de estudos
Para garantir a eficiência nos estudos, é fundamental ter uma boa organização. Além disso é precisos ter uma boa concentração para absorver o máximo do conteúdo estudado. Nesse sentido, há algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu aproveitamento.
Por isso, apresentamos abaixo uma lista completa para você!
Dicas para uma rotina saudável de estudos
1. Tenha horários de estudo fixo: Primeiramente, defina horários que se encaixem na sua rotina. Para isso, avalie seu dia a dia e elabore um cronograma, sem deixar de lado suas demandas de sono e de lazer.
2. Prepare um ambiente agradável de estudos: Dê preferência a ambientes reservados e silenciosos. Além disso, mantenha-se longe de televisores e celulares, pois costumam causar distração.
3. Organize o que deve ser estudado: Separe os materiais necessários para estudo como canetas, cadernos e blocos de nota. Faça o mesmo com as disciplinas e atividades do cronograma.
4. Administre bem seu tempo: A gestão do tempo é fundamental par bons resultados. Então, divida o tempo em ciclos de estudo. Assim, você pode organizar o estudo em blocos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso.
5. Exercite a concentração: Fazer isso não é uma tarefa fácil. Porém, algumas atitudes simples podem te ajudar a obter um melhor resultado, como por exemplo, ter uma boa alimentação e uma boa noite de sono.
6. Seja seu próprio professor: Explicar a matéria pra si mesmo e para outros é de grande valia nos estudos, como forma de medir se você dominou mesmo o assunto. Além disso, não deixe de resolver exercícios nesse processo.
7. Busque outras fontes: Faça pesquisas para aprofundar seus conhecimentos. Se necessário, consulte amigos ou um professor.
8. Faça lembretes: É uma ótima ferramenta de fixação de conceitos e fórmulas. Escreva breves lembretes em espalhe por lugares estratégicos.
9. Sublinhe o texto e elabore resumos: Faça marcações no material, destacando palavras ou expressões importantes. Além disso, sintetizar esse conteúdo contribui para uma leitura mais dinâmica.
10. Por fim, revise a matéria: Isso ajuda a recuperar informações e fixá-las de maneira definitiva no cérebro.
Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!