Em meio à rotina corrida, muitas mães podem se sentir aflitas quando não conseguem acalmar o choro do bebê. Inclusive, há mães que sentem culpa quando o bebê está chorando.
Porém, é válido ressaltar que bebês choram. Por mais óbvio que isso possa parecer, é importante termos em mente que quando o seu bebê chora, não quer dizer que você seja uma mãe ruim.
O choro é a única comunicação do bebê e, aos poucos, você pode aprender a lidar com esse tipo de comunicação, lidando com o neném de forma mais assertiva.
Dentro desse cenário, as técnicas para acalmar o choro do bebê podem ser colocadas em prática. Não com o propósito de “calá-los”, mas, sim, de tranquilizá-los, para que se sintam bem e calminhos.
Para isso, convidamos você para conhecer as nossas sugestões de hoje. Acompanhe!
4 técnicas para acalmar o choro do bebê
Separamos 4 técnicas que contribuem na hora de acalmar o choro do bebê. Lembrando que não se trata de ações infalíveis, ok?
Inclusive, se você perceber que o choro do bebê é muito intenso e ininterrupto, é importante verificar se ele não está se queixando de alguma dor ou mal-estar. O médico, nesses casos, poderá orientá-la melhor.
Esclarecido isso, vemos algumas sugestões:
1. Ruído branco
Entende-se por ruído branco aqueles sons que são tranquilizantes e relaxantes, como o de um ventilador, por exemplo.
Esse tipo de ruído pode ajudar o bebê a se acalmar pois, durante a gestação e dentro da barriga da mãe, o bebê ouve algo parecido.
Inclusive, se você usava o secador de cabelo durante a gestação, experimente ligá-lo no ambiente. Às vezes, o bebê se acalma com esse som.
Apenas tenha o cuidado de não direcionar o vento no bebê e mantenha o secador relativamente longe, para o som não ser tão alto, ok?
2. Deitar de lado, em posição fetal
Deite o seu bebê em posição fetal, de lado, para tentar acalmá-lo. Essa posição é semelhante a que ele tinha dentro do seu útero, o que se torna algo familiar para ele que, portanto, pode acalmá-lo.
3. Conversar com o bebê
A voz da mãe é ouvida durante toda a gestação, em diferentes tonalidades e situações. Por isso, começar a conversar com o bebê, inclusive da mesma maneira como você conversava quando ele ainda estava no útero, pode ajudar na hora de acalmar o choro do bebê.
Ele poderá relembrar o aconchego do útero e se sentirá mais tranquilo ao reconhecer a sua voz. Experimente.
4. Enrolar uma mantinha no bebê
Por fim, para acalmar o choro do bebê é possível enrolá-lo em uma mantinha, para que ele se sinta “empacotadinho”, igualmente ficava dentro da barriga da mãe.
Apenas fique atenta a essa dica e não deixe o bebê enrolado e sozinho, ok? Sempre o supervisione, para que não se sufoque caso a manta suba para o seu rostinho.
Perceba que, basicamente, replicar o ambiente intrauterino pode ser uma forma de acalmar o choro do bebê, fazendo-o se sentir dentro da barriga da mamãe, tranquilo e protegido.