Empreendedorismo

Taxa de Rotatividade – Considerações no Turnover

Algumas considerações sobre a taxa de rotatividade da empresa devem ser feitas para amparar o uso do Turnover na Gestão de Pessoas.

Taxa de Rotatividade e gestão de pessoas

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Assim sendo, é uma maneira de mensurar os profissionais que deixam o ambiente de trabalho.

Sua importância diz respeito à gestão de pessoas, bem como sobre a análise de perdas ou retenção de talentos.

Crescimento da empresa e mensuração de desligados

Contudo, é uma maneira de indicar o crescimento da sua empresa. Por isso, trata-se da relação entre o volume de contratados e desligados em relação ao total de funcionários ativos.

A análise do turnover pode ser complexa, porém é benéfico para uma empresa mensurar a sua rotatividade, visto que é preciso contextualizar as decisões quanto à gestão de pessoas.

Contextualização qualitativa e análises de fatores

No entanto, a análise da rotatividade da empresa precisa ser seguida de um contexto qualitativo. Uma vez que pode gerar um equívoco na análise apenas pelo índice.

Muitas vezes, um processo de expansão numa empresa gera índices elevados de turnover, apenas por estarem adequando o quadro de funcionários partindo de outros princípios, como experiência, por exemplo.

Reestruturação considerada na análise turnover

Sendo assim, muitos fatores influenciam os índices de rotatividade de uma empresa, de modo que é necessário que cada gestor avalie seus índices e verifique se há possibilidades de melhorias no que diz respeito à gestão de pessoas. Todavia, se a empresa estiver passando por mudanças, aquisições ou vendas, é natural que esse índice aumente durante o processo de reestruturação.

Diminuição da rotatividade direcionada

Portanto, para que uma empresa faça o uso do índice turnover em sua gestão, deve considerar a sua estrutura interna, mercado, segmentação e outras particularidades. Contudo, quando as devidas considerações são feitas há uma forte tendência ao sucesso quanto ao direcionamento das ações para diminuir a rotatividade das empresas.  Ao passo que essas ações amparam fatores motivacionais e geram redução de custos.