Restam apenas mais alguns dias para que brasileiros de todas as regiões do país possam recuperar dinheiro esquecido em instituições financeiras. Estamos falando do Sistema de Valores a Receber, popularmente conhecido como SVR. O procedimento é gerido pelo Banco Central (BC).
De acordo com a instituição, os brasileiros que têm valores esquecidos em instituições financeiras têm até o próximo dia 16 de outubro para recuperar a quantia. Quem não recuperar o saldo até essa data limite, vai ter o dinheiro realocado para os cofres públicos.
Essa foi a medida tomada pelo governo federal e aprovada recentemente pelo congresso nacional por meio de um projeto de lei. O documento estabelece que o confisco do dinheiro será uma medida de compensação pela continuidade da desoneração da folha de pagamento.
Quando o dinheiro é esquecido
Mesmo faltando poucos dias para o fim do prazo, o fato é que muita gente ainda não entende bem o assunto. Afinal de contas, o que seria o dinheiro esquecido? Como alguém poderia esquecer dinheiro em uma instituição financeira, justamente em um momento de pressão econômica?
Acredite, o ato de esquecer dinheiro em instituições financeiras é mais comum do que se imagina, e pode ter acontecido com você sem que você lembre. Por isso, listamos abaixo cinco casos comuns que podem gerar saldo esquecido que pode ser recuperado no SVR. Confira:
- Conta corrente encerrada
Um dos casos mais clássicos ocorre quando o cidadão tem algum saldo disponível em uma conta corrente ou poupança no seu banco. Quando essa conta é encerrada por algum motivo, é possível que tenha restado algum dinheiro por lá. Neste caso, o saldo é considerado como dinheiro esquecido.
- Cotas em cooperativas de crédito
Outro caso comum ocorre com as contas em cooperativas de créditos que foram encerradas com saldo. Esse movimento é muito comum quando algum dos cooperados acaba morrendo no meio do processo.
- Consórcios encerrados
A mesma lógica é vista com os depósitos de consórcios que não foram contemplados e de grupos encerrados. Na maioria dos casos, o consorciado acaba tendo direito de receber os valores do fundo de reserva quando o seu grupo é encerrado.
- Tarifas indevidas
Também é possível que você tenha dinheiro esquecido por causa de alguma tarifa cobrada indevidamente. Isso acontece quando o Banco Central identifica uma cobrança em desacordo com as suas normas. Imagine, por exemplo, que você realizou o pagamento, mesmo sem ter necessidade de realizar tal ato. Nesse caso, o dinheiro pago é considerado como um dinheiro esquecido.
- Valores duplicados
O mesmo vale para as contas pagas em duplicidade. Existem casos de pessoas que pagam determinado boleto, esquecem e logo depois pagam novamente o mesmo valor. Neste caso, quando a empresa não devolve o dinheiro no mês seguinte, o saldo é considerado como dinheiro esquecido.
Como resgatar o dinheiro no SVR
Desconfia que você fez parte de algum dos casos citados acima? Nesse caso, a dica é visitar o site oficial do SVR para saber se você tem valores a receber neste momento.
- Entre no site oficial do SVR;
- Clique em “Consulte valores a receber”;
- Preencha os campos com seus dados;
- Clique em “Consultar” para conferir;
- Se houver valores, clique em “Acessar o SVR”. (É necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro para entrar no SVR.);
- Confira a data informada pelo Sistema de Valores a Receber; essa será a data agendada para consulta dos valores e solicitação de transferência, com base na sua data de nascimento;
- Na data agendada, acesse novamente o site usando seu login gov.br;
- confira o valor disponível para saque;
- Solicite a transferência.
Lembre-se de realizar a consulta apenas pelos meios oficiais do Banco Central (BC).