Recentemente, uma decisão foi implementada para quem possui débitos no que diz respeito as multas de trânsito, fazendo com que ela seja uma das razões para a suspensão de CNH.
Se você possui muitas multas no seu nome, saiba que existe a possibilidade de perder o seu direito de dirigir temporariamente, até regularizar a sua situação. Então, continue lendo o artigo para saber quais são os requisitos e previna-se de cometer este grande erro.
Como surgiu a suspensão da CNH por dívida?
Uma notícia que deixou muitas pessoas perplexas foi a possibilidade da suspensão do seu direito de dirigir por conta de dívidas. No entanto, não é tão simples assim. Na verdade, existe um processo rigoroso que o condutor deve observar.
Em primeiro lugar, essa decisão só pode acontecer caso o credor tenha motivo para acionar a Justiça para que o pagamento das dívidas seja feito. Então, do contrário, caberá ao juiz decidir pela suspensão da CNH do devedor e também do passaporte.
Outras possibilidades de suspensão
Existem inúmeras possibilidades de ter a sua CNH suspensa, não apenas pelo fato de obter dívidas e que sejam cobradas pelo credor.
Por exemplo, atingir um certo número de pontos na sua CNH faz com que o seu direito de dirigir seja suspenso imediatamente. No entanto, confira as regras para que essa situação aconteça. Inicialmente, vale lembrar que as regras sobre a Carteira Nacional de Habilitação mudaram desde 2021. Uma delas é que a pontuação máxima na CNH é de 40 pontos.
Uma das regras é, se o condutor cometer 2 infrações gravíssimas em um período de 12 meses, o limite máximo de pontos será 20.
Para quem comete apenas uma infração gravíssima ao longo de 12 meses, é possível perder até 30 pontos.
E, por fim, quem não perde nenhum, pode chegar a perda de 40 pontos ao longo do ano.
Para nível de informação, saiba que existem infrações leves, médias, graves e gravíssimas. Além disso, cada infração conta com uma perda de pontuação e também, o valor a ser pago referente à multa que o valor varia de R$ 88,38 a R$ 293,47. Aliás, dependendo da gravidade da infração, o valor máximo pode aumentar em até 10x.
A soma de todos os pontos em infrações que estiverem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro acarretará situações conflitantes, como a perda da CNH.
Decisão que suspende CNH por dívida está valendo?
É com base na decisão que possibilita a suspensão da CNH por dívida, que a limitação da locomoção das pessoas que estejam de maneira irregular pode começar a surtir efeito.
E saiba que essa decisão já é válida. Porém, é importante observar que a suspensão da CNH nessa situação específica, só acontecerá a partir da decisão do juiz.
A liberação, posteriormente de ter sido suspensa, acontecerá somente com o pagamento de todos os débitos para que esteja regular e possa novamente reaver a sua habilitação.
Minha CNH foi suspensa e agora?
Por alguma razão, a sua CNH foi suspensa e você não sabe como proceder? Sendo assim, o primeiro passo é entender o que motivou a suspensão dela. Aliás, existem situações que impossibilitam de imediato a retirada de uma nova CNH. Logo, o condutor só poderá aguardar por um novo prazo.
Além disso, é necessário verificar se é uma situação já decidida judicialmente ou se foram algumas ações que levaram à perda.
Em ambas as situações, será possível conseguir novamente o direito de dirigir. No entanto, dependerá das circunstâncias. Por exemplo, a liberação ocorre após o cumprimento do prazo da suspensão, que pode levar entre 1 a 2 anos. Ou se dependerá da decisão do juiz.
Vale dizer que após a suspensão de dirigir, é necessário realizar todo o processo de retirada novamente desde o início. E sim, contando com a realização das aulas na autoescola.
Ou seja, passando novamente pelas partes teórica e prática. Aliás, que envolvem as aulas, provas e o que for solicitado. Então, só após realizar os trâmites e ter a aprovação, o condutor terá a carteira com permissão para dirigir.
Com base nas informações ditas acima, é possível ter informações sobre a suspensão de CNH por dívida e outras razões que levam ao mesmo ato. Além disso, agora sabe também como proceder posteriormente a suspensão.
Porém, se alguma dúvida persistir, o ideal é procurar o Detran do seu estado para entrar em contato. Assim, é mais fácil verificar se existe a possibilidade de recorrer das multas com a perda de pontos nos seus dados da CNH.