O bombom Serenata de Amor, da Garoto é um sucesso de vendas no Brasil há décadas. Todavia, é considerado um ícone e um dos maiores símbolos da empresa. Entretanto, o produto passou por algumas mudanças quando a companhia foi vendida para a Nestlé. Em alguns casos, os consumidores têm reclamado.
Neste sentido, o bombom é um produto tradicional consumido principalmente pelas crianças há muito tempo. As transformações que o Serenata de Amor sofreu ao longo do tempo faz com que as pessoas que o consomem, questionem as alterações no chocolate. De fato, não foi só a sua embalagem que mudou.
Depois de um impasse de 21 anos, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), finalizou a venda da Garoto no dia 7 de junho de 2023. Dessa maneira, a Nestlé pode alterar seu produto da forma que lhe convir. O Serenata de amor agora faz parte de um grande grupo de produtos da empresa multinacional.
Estima-se que uma das alterações seja a substituição da embalagem do chocolate. Entretanto, a mudança mais importante deve ser a troca de sua classificação. O Serenata de Amor agora é um wafer e não mais um bombom. Vale ressaltar que a Nestlé não informou até o momento o motivo da mudança em sua descrição.
Alterações do Serenata de Amor
Essa mudança talvez não tenha relação com as características do bombom. Dessa maneira, a Nestlé alterou a classificação de seu produto por questões relacionadas aos tributos incidentes de sua categoria. Deve-se observar que os produtos fabricados com chocolate pagam de imposto uma alíquota de 5%.
As empresas e indústrias fabricantes arcam com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Já o wafer, é isento deste tipo de tributação, ou seja, sua alíquota é de 0%. Ao alterar a classificação do bombom Serenata de Amor, a Nestlé procura gerar uma grande economia na produção de seu produto tradicional.
Atualmente, na página da Garoto na internet, a empresa apresenta o Serenata de Amor com wafer. No entanto, na embalagem do produto, ele é descrito como bombom. Ademais, ainda não se sabe quando a transição da categoria do item será realizada. Espera-se que a alteração na classificação seja rápida.
Nova embalagem do Serenata de Amor
Uma outra alteração que deve ser mencionada é a de que a descrição do Serenata de Amor, em sua embalagem, passe a conter outras informações. O invólucro vinha com pontas torcidas e sua identificação era de um bombom recheado com creme de castanha de caju. A Nestlé alterou os dados para incluir o chocolate em outra categoria.
A partir de agora, a descrição na embalagem do Serenata de Amor informa que o produto é um wafer recheado com creme de castanha de caju de sabor chocolate. A Garoto informa que a alteração tem como objetivo oferecer uma maior qualidade e durabilidade para seus consumidores, seguindo a proposta da Nestlé.
Chocolates Garoto
A Garoto é uma empresa nacional que produz e comercializa produtos alimentícios. Sua fundação foi no estado do Espírito Santo, na cidade de Vila Velha. É uma das dez maiores fabricantes de chocolate do mundo. Aliás, é a maior da América Latina. Depois de 21 anos o Cade aprovou a venda da companhia.
O bombom Serenata de amor foi desde o início da companhia, seu produto principal, que conquistou o mercado há décadas. Vale ressaltar que o wafer é um tipo de biscoito de massa fina. A princípio, a mudança de categoria, não significa que haverá também uma grande alteração em seus componentes.
Desse modo, a alteração na descrição do produto tem razões tributárias. O sistema de cobrança de impostos do Brasil é bastante completo, e possui inúmeras regras. De certa forma, acaba por dificultar o desenvolvimento das empresas. Contudo, também torna possível que as companhias consigam reduzir a tributação.
Alterações da Nestlé
Essa mudança na descrição do Serenata de Amor feita pela Nestlé são oriundas do chamado planejamento tributário. Ela aproveita da complexidade do sistema de cobrança de impostos para reduzir ou zerar as alíquotas cobradas pelo produto, sem desobedecer a lei vigente no país. A empresa então passará a economizar.
Em conclusão, o Serenata de Amor reduziu a composição de chocolate e passou a incluir um creme de chocolate. A Garoto, agora uma companhia do grupo Nestlé, procurou meios de não alterar o sabor de seu produto. Sua nova embalagem deve garantir a mesma crocância do antigo bombom. Para isso, houve um grande planejamento.