Com o desenvolvimento imparável das novas tecnologias, a utilização do celular não parou de aumentar. Hoje ele é uma ferramenta fundamental que, por vezes sem perceber, utilizamos constantemente. Esse uso permanente, que pode acabar causando compressão dos nervos da região, é o que às vezes deixa as mãos dormentes.
Embora possam existir outras causas, esta é a que prevalece quando notamos um estranho formigamento nas extremidades superiores. Se isso acontecer com você quando você usa o celular por horas, descubra todos os detalhes e se previna de maiores doenças.
Em primeiro lugar, deve-se destacar que vários são os motivos que podem dar origem a esta síndrome, chamada parestesia. Na maioria das vezes, é algo inofensivo e temporário. Mesmo assim, caso esse formigamento ou dormência ocorra de forma excessiva nas mãos, é fundamental uma consulta médica para descartar doenças.
Doenças relacionadas com problemas circulatórios, arteriosclerose, artrite reumatóide, diabetes, esclerose múltipla podem ser a causa. Afinal, diversas são as patologias que podem estar por trás das mãos adormecidas.
A primeira coisa a se considerar é o uso continuado do smartphone, que envolve manter aquela posição das mãos durante um longo período. Às vezes não percebemos, mas passamos muito tempo enquanto movemos os dedos a toda velocidade para escrever mensagens;
A pressão gerada por essa postura mantida por horas é que acaba provocando dormência nas extremidades. Note que o posicionamento de usar as duas mãos e os polegares alternadamente, acaba comprimindo os nervos periféricos, principalmente aquele que percorre a parte interna do antebraço, do cotovelo ao punho, causando parestesia temporária nas mãos.
O uso abusivo do celular pode não só ter consequências negativas a nível psicológico, mas também podem surgir doenças físicas de intensidade variável. Obviamente que um braço ou mão adormecida por má postura não é, em princípio, de maior importância, mas é um alerta de que algo está causando compressão nervosa que deve ser reduzida para evitar problemas maiores.
Entre as lesões mais comuns, de origem diversa, mas que começam a ser relacionadas ao uso do celular, devemos destacar a síndrome do túnel do carpo. Ela é produzida justamente pela pressão que a posição de segurar o telefone exerce sobre o nervo mediano.
Quando esse nervo, que chega à palma da mão, é comprimido, acaba causando essa síndrome, cujos sintomas são:
O gesto de digitar com os dedos no celular também tem feito aumentar os casos de artrose do polegar em jovens, além de desconfortos relacionados a dores nos pulsos ou mesmo nas articulações dos demais dedos das mãos.
Mãos que adormecem com frequência podem ser um alerta para múltiplas doenças nas pequenas articulações e ligamentos que as formam, sendo um possível sintoma de tendinite na mão ou no punho.
Logicamente, o ideal é tentar evitar que as mãos adormeçam usando o celular com responsabilidade. Não gastar muito tempo segurando o aparelho e, principalmente, fazer pausas na busca de informações ou no envio de mensagens é uma medida tão básica quanto necessária.
Além disso, há uma série de remédios caseiros simples para quando suas mãos adormecem que você pode colocar em prática. Entre outros: