O Governo do estado de São Paulo deverá anunciar a qualquer momento a criação de um novo auxílio estadual. De acordo com informações da colunista da Folha de São Paulo, Monica Bergamo, o programa vai pagar uma quantia para os familiares de vítimas fatais da Covid-19 em todo o estado desde o início da pandemia.
Pelas contas do Governo do estado, cerca de 10.900 famílias deverão receber o benefício em questão. O foco está em ajudar as pessoas que não só perderam os pais, mas que perderam também filhos ou cônjuges nesta pandemia. Isso porque eles entendem que boa parte desses paulistas podem estar passando por dificuldades financeiras.
Ainda de acordo com a coluna, o projeto vai pagar seis meses de um auxílio de R$ 300 para cada uma dessas famílias. Não está claro se eles podem renovar isso, nem quando eles começariam a pagar o benefício em questão. De qualquer forma, o Governador do estado, João Dória (PSDB) deverá fazer o anúncio com os detalhes ainda nesta terça-feira (29).
Nem todo mundo que perdeu um familiar poderá receber o benefício em questão. Ainda de acordo com informações da imprensa, o foco vai ser nas pessoas que possuem até três salários mínimos totais dentro da mesma família. Além disso, é importante ter cadastro no Cadúnico. Quem não obedece esses critérios não poderá receber.
Também não está claro como será o processo de inscrição do programa. Como dito, João Dória ainda fará um pronunciamento e deverá fornecer esses detalhes. No entanto, de acordo com informações de bastidores, o mais provável é que eles não abram um processo de envio de formulários. Eles poderão fazer a escolha de quem recebe através do banco de dados do próprio Cadúnico.
Órfãos da Covid
Não é só em São Paulo, no entanto, que está crescendo uma preocupação com as pessoas que estão ficando órfãos por causa da Covid-19. Vários estados estão começando a criar projetos semelhantes para ajudar esses brasileiros.
No Maranhão, por exemplo, o Governador Flávio Dino (PSB), anunciou ainda na última semana, um auxílio para ajudar as pessoas que perderam os pais nesta pandemia. Ele deu mais detalhes sobre o programa no site oficial do Governo do estado.
Além disso, o próprio Palácio do Planalto está considerando fazer alguma coisa neste sentido. De acordo com informações de bastidores, eles estão considerando a possibilidade de fazer isso dentro do novo Bolsa Família. Falta ainda portanto uma confirmação oficial para isso.
Auxílio Vale-gás
Caso essa informação desse novo Auxílio se confirme, então seria mais um projeto que o estado de São Paulo anuncia em menos de duas semanas. Recentemente, eles lançaram o programa vale-gás para ajudar as pessoas a comprarem botijões.
Nesse projeto, o Governo do estado está prometendo pagar um auxílio de R$ 100 de maneira bimestral. Dessa forma, os paulistas receberiam esse dinheiro de dois em dois meses. A ideia é que os pagamentos sigam até o próximo mês de abril.
Não há abertura de inscrição. O Palácio do Planalto confirmou que vai analisar os dados de cada uma das pessoas através do Cadúnico. Assim, eles irão decidir quem pode e quem não pode receber o benefício. Quem está recebendo o Auxílio Emergencial do Governo Federal, por exemplo, não pode.