Saúde e Bem Estar

Soneca de manhã pode ser ruim?

Será que a soneca de manhã pode ser ruim? Será que apertar o botão soneca é algo tão prejudicial para a nossa saúde? Neste texto, trouxemos algumas recomendações e direcionamentos de profissionais que estudaram os efeitos do botão soneca no dia a dia das pessoas. Acompanhe e reflita sobre o assunto.

A soneca de manhã pode ser ruim?

Sabemos que dormir bem é essencial para a qualidade de vida. Durante o sono nós repomos nossa energia física e mental, além de fazermos aquela “faxina” em nossas memórias. Porém, muitas pessoas podem crer que o botão de soneca, que garante 10 minutos a mais, ajuda a descansar mais.

A verdade, segundo especialistas, é que você não está descansando de verdade. Por exemplo, colocar o despertador para as 4 horas, mas acordar apenas às 6 horas, pode não ser uma boa ideia. É como se o nosso corpo ficasse em um “limbo” no qual não está 100% acordado, mas também não está 100% dormindo – apontam especialistas.

Isso decorre do fato de que o sono funciona em ciclos. Vamos passando por ciclos inteiros ao longo da noite. Além disso, é importante ter em mente que cada ciclo do sono pode durar de 90 a 110 minutos.

Isso quer dizer que quando apertamos o botão de soneca, dormimos levemente e por apenas 10 minutos a mais. Isto é, não estamos nem perto de cumprir mais um ciclo do sono ou ao menos uma das partes desse ciclo. Dessa forma, a soneca de manhã pode ser ruim a partir de momento em que esse comportamento pode provocar o estado de dormir e acordar o tempo todo, causando mais cansaço, confusão mental, desorientação, etc.

Afinal, acabamos dando um sinal para o corpo de que iríamos iniciar mais um ciclo do sono, só que isso não aconteceu. Assim, o comportamento de sempre querer mais dez minutinhos pode ser bastante nocivo no sentido de que o cansaço pode ser elevado e isso pode impactar o rendimento e a rotina. Cuidado.

Lembre-se ainda de que se você “luta com o sono” de manhã, pode ser que alguma coisa não esteja em equilíbrio. Procurar um profissional pode ser um passo interessante.

Cuide do seu sono para ter mais disposição

O nosso sono pode nos ajudar a ter mais disposição, produtividade, bem-estar e saúde de uma forma geral. Se não cuidamos do nosso sono, podemos desenvolver um desequilíbrio em nosso organismo, que mais tarde pode se transformar em efeitos nocivos para a nossa saúde.

Por isso, quando pensamos no quanto a soneca de manhã pode ser ruim, pense no quanto ela pode atrapalhar a sua manhã, a sua rotina, o descanso do seu corpo, a sua concentração…

Embora seja “gostoso” pensar em dormir mais um pouquinho, a verdade é que isso pode ser uma grande ilusão. E ainda: esse comportamento também pode demonstrar a presença da autossabotagem. Sendo assim, analise com cuidado se você tem tomado esse tipo de atitude e considere a possibilidade de se levantar assim que o despertador tocar.

Boa sorte na sua rotina de sono! Esperamos que você descanse bem e se sinta ainda mais revigorado de manhã. 🙂