A solidão no trabalho, muitas vezes, ocorre de maneira silenciosa, sem que o sujeito se dê conta da sensação. Embora esse sentimento esteja presente, ele não recebe a atenção merecida. Até mesmo, o indivíduo pode achar que sentir-se desamparado é normal, e que faz parte do ambiente corporativo. Mas não deveria ser assim.
No trabalho, estamos rodeados por pessoas que possuem objetivos semelhantes aos nossos. Portanto, por que se sentir sozinho? Por que esse sentimento aparece? E ainda, como lidar com ele para ser mais feliz no trabalho? Veja as possíveis respostas para esses questionamentos no decorrer do nosso conteúdo.
A solidão no trabalho pode aparecer por diversos motivos. É essencial que você saiba avaliar a sua situação de maneira subjetiva, sem se deixar levar por conceitos alheios. De todo modo, podemos dizer que alguns fatores influenciam essa sensação. São eles:
As causas são inúmeras e, por isso, você deve avaliar a sua situação com calma e serenidade. Aqui, o autoconhecimento deve operar.
A sensação de solidão no trabalho pode estar atrapalhando os seus resultados. Por isso, veja algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido:
Buscar ajuda quando necessário é imprescindível. Não tente ser um “super-herói” que resolve tudo sozinho. Mas sim, atente-se para as necessidades que outras pessoas são capazes de suprir. Lembre-se de que ninguém é perfeito e que em conjunto é possível ir mais longe.
Reconheça as suas reais habilidades e foque nelas. Às vezes, deixar um trabalho para outra pessoa com uma habilidade mais apurada para determinada tarefa é melhor do que querer “abraçar o mundo”. Foque nos seus pontos fortes, reconheça como a sua equipe pode lhe ajudar e una essas habilidades, trabalhando em conjunto.
Converse. Sim, simplesmente converse. Isso fará com que, pouco a pouco, você se aproxime dos seus colegas de trabalho e aos poucos vença a sensação de solidão no trabalho. Uma boa conversa sobre uma tarefa, sobre o clima ou sobre qualquer outro assunto, pode ajudar a criar laços e conhecer mais profundamente quem caminha ao seu lado.
Esteja sempre pronto para exteriorizar as suas ideias. Não crie um medo irreal do julgamento. Pense que todos que estão ali procuram aprender e crescer na carreira. E, às vezes, você pode ser a mola propulsora do crescimento deles, e vice versa. Por isso, converse, fale sobre suas ideias e coloque sobre a mesa as possibilidades que vem à sua mente. Isso mudará a sua forma de enxergar as relações no trabalho. Permita-se!