O conceito de marginalização na sociologia pertence ao que está relacionado à exclusão social, cultural, econômica e política.
Desse modo, as pessoas consideradas marginalizadas ou que sofrem o processo de marginalização, acabam sendo chamados pela grande parte dos indivíduos de “marginais”, “indigentes” entre outros termos.
Eles ficam alocados à margem da sociedade e não possuem acesso à saúde, educação, moradia, educação, entre outros serviços.
Todavia, o processo de marginalização acontece por vários fatores e acirram as desigualdades sociais, contudo, a maioria das pessoas que pertencem a esse grupo, não escolheram estar ali.
Além disso, em grande parte das situações, eles sofrem hostilidades, discriminações, preconceitos e violência causando vários problemas à saúde.
Entretanto, vale frisar que a marginalização acontece nos âmbitos: cultural, político, econômico e social. Por isso, os marginalizados são excluídos da sociedade e ficam fora de todas essas esferas.
A sociologia compreende como pessoas marginalizadas:
- Pobres
- Desempregados
- Homossexuais
- Travestis
- Imigrantes
- Negros
- Deficientes
- Idosos
- Mulheres
- Entre outros
As grandes cidades são os locais em que a marginalização ocorre de forma acirrada e consequentemente aumentam a desigualdade social.
Vale lembrar que questões de atualidades do Enem e demais vestibulares, assim como de concursos, podem abordar o assunto.
Tipos de marginalização
Existem vários tipos de marginalização e podemos destacar entre os principais:
- Social: Está interligada a exclusão social e as condições sociais das pessoas, todavia, aos que sofrem esse processo acabam excluídos do meio social e considerados inferiores.
- Cultural: Associado à exclusão cultural do meio que faz parte. Contudo, os indivíduos que sofrem a marginalização cultural não terão contato com as crenças, costumes, tradições e heranças culturais.
- Política: Ligada a exclusão política dos indivíduos, composta por pessoas que não possuem os mesmos direitos e deveres de certos grupos políticos.
- Econômica: Ligado a exclusão econômica e associado a pobreza, ou seja, pessoas que têm poucas condições econômicas acabam excluídas e não possuem os mesmo direitos que os demais.
Como ela está inserida no meio infantil
A marginalização infantil ocorre em diversas sociedades e tem sido um dos problemas sociais mais debatidos nas últimas décadas.
Ademais, boa parte dessas crianças são marginalizadas e abandonadas ainda na fase inicial, devido a dependência química dos seus pais, e alguns casos outros problemas como o alcoolismo e a prostituição.
Desse modo, muitas crianças crescem em um meio social totalmente desfavorável e acabam se envolvendo com drogas, prostituição ou pedindo esmola nos grandes centros urbanos.
Todavia, vale frisar que se essas crianças não receberem apoio da sociedade, elas crescerão e se tornarão jovens e adultos marginalizados, corroborando para o aumento da violência e da desigualdade social.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Atualidades: Fatores determinantes para a desigualdade social.