Independente da circunstância em questão, a sensação de estar sobrecarregado emocionalmente pode ser bem ruim. Afinal, essa sobrecarga tende a atrapalhar a rotina e as mais diversas atividades cotidianas.
Por isso, aprender a lidar com essa sensação é fundamental para impedir que as emoções gerenciem a sua vida, sem que você se dê conta disso.
Pensando nesses pontos, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você, mesmo que de uma forma sutil. Acompanhe!
Você tem se sentido sobrecarregado emocionalmente e não sabe nem por onde começar para lidar com isso? Entendemos você… Mas, também temos uma boa notícia!
O fato de você estar aqui buscando algumas dicas já mostra o quanto você quer mudar a sua posição diante das emoções. Parabéns. 🙂
Agora, vamos às considerações que podem ser uma força motriz para você lidar com esse momento difícil. Veja:
O primeiro ponto que devemos analisar é com relação à sua posição diante dos seus limites. Você é uma pessoa que respeita os próprios limites, ou se sobrecarrega de trabalho e emoções sem se respeitar dessa forma? Pense um pouco sobre isso.
Se você simplesmente investe em uma carga exaustiva de trabalho e estudo, como acha que a sua mente conseguirá lidar com tudo isso que vem sendo processado? Pois é!
Por isso, saiba quais são os seus limites físicos e mentais antes de simplesmente aceitar qualquer demanda.
Ao se sentir sobrecarregado emocionalmente, experimente dar uma breve pausa em sua rotina de trabalho ou estudo. Claro que a gente sabe que não dá para “parar tudo” apenas para descansar a mente. Afinal, temos as nossas obrigações. Porém, é fundamental que você dê uma pausa, mesmo que pequena, ao longo da sua rotina.
Nessa pausa, procure pensar em coisas positivas e que lhe fazem bem. Desligue-se dos problemas, das tarefas, dos prazos… Tire uns minutinhos para que a sua mente simplesmente descanse.
Essa pausa, colocada em prática todos os dias, pode fazer toda a diferença na sua vida.
Entenda quais são os gatilhos emocionais que mais lhe fazem se sentir sobrecarregado emocionalmente. Às vezes, são gatilhos que podem ser evitados e descartados de sua rotina.
Em outros momentos, podem ser gatilhos que, ao serem detectados, ajudam você a entender os próprios sentimentos e emoções.
Afinal, você poderá se antecipar sobre o que sentirá ao lidar com determinado gatilho. E isso pode lhe ajudar a ser mais racional nesses momentos difíceis.
Por fim, outra maneira eficiente de lidar com a situação ruim, quando você se sentir sobrecarregado emocionalmente, é buscando auxilio na psicoterapia.
Por meio da terapia você poderá entender melhor o que sente, aprendendo a lidar com isso na vida cotidiana.
E o mais bacana é que você não aprenderá a lidar apenas com as grandes crises, mas sim, aprenderá a lidar consigo mesmo nos mais diversos contextos.
Experimente e veja como esse autoconhecimento pode ser bem poderoso na sua vida.