SMART e as Metas de Marketing Digital - Notícias Concursos

SMART e as Metas de Marketing Digital

SMART é um método que estabelece como definir os objetivos da empresa. No entanto, como aplicar essa metodologia no Marketing Digital?

 SMART no Marketing Digital

As metas SMART é o nome de um método que estabelece critérios para que a Gestão consiga melhor definir  os objetivos.

Sendo assim,  esse é conceito um acrônimo que significa:

Specific (específico),

Measurable (mensurável),

Attainable (atingível),

Relevant (relevante) e

Time based (temporal).

É um método simples, que traz um caminho inteligente para definir objetivos. Entretanto, para direcionar esses objetivos para o marketing digital precisa colocar todas as metas dentro do método SMART.

SMART – O alinhamento das metas

Assim sendo poderá analisar se a meta faz jus aos objetivos, bem como prazos estabelecidos.

Certamente, a partir das metas SMART poderá alinhar o plano de marketing.

Vamos exemplificar e explicar a tecnologia SMART, dentro de um objetivo da área de Marketing Digital.

S: Specific, ou específico – SMART e cada definição

A clareza da meta ou objetivo faz diferença, por isso quanto mais especificar, melhor.

Por exemplo: Gerar Leads

Esse objetivo é muito genérico, ao passo que deve especificar. Sendo assim, o correto é: Aumentar o volume dos Leads em 30% em três meses.

M: Measurable, ou mensurável

Nem toda meta especifica é mensurável. Por isso é necessário que a meta possa gerar métricas.

Uma meta mensurável precisa ter objetivos exatos. Por exemplo:

Reduzir custos das campanhas de marketing digital em 20%. Essa meta é especifica, ao passo que é mensurável.

A: Attainable, ou atingível

A meta precisa ser realista com os recursos disponíveis no momento. Para aumentar os leads da empresa precisa criar novas campanhas, mas há recursos financeiros para isso no momento?

Esse é um exemplo, mas pode ser sobre outros recursos. Por exemplo, há pessoal suficiente para se envolver no projeto? Bem como pode questionar se há permissões para possíveis horas-extras, Etc.

R: Relevant, ou relevante

A relevância não sobre a importância de uma meta, ao passo que é sobre o impacto que ela causa nos resultados da área.

Gerar leads é relevante porque os KPIs mostram que é uma das formas mais concretas de gerar vendas e fidelizar clientes.

A relevância dessa meta dentro do marketing digital é alta porque atende duas necessidades da empresa, por exemplo.

T: Time based, ou temporal

Essa etapa fala sobre prazo estipulado, o que é de suma importância dentro de um planejamento estratégico.

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