SMART e as Metas de Marketing Digital
SMART é um método que estabelece como definir os objetivos da empresa. No entanto, como aplicar essa metodologia no Marketing Digital?
SMART no Marketing Digital
As metas SMART é o nome de um método que estabelece critérios para que a Gestão consiga melhor definir os objetivos.
Sendo assim, esse é conceito um acrônimo que significa:
Specific (específico),
Measurable (mensurável),
Attainable (atingível),
Relevant (relevante) e
Time based (temporal).
É um método simples, que traz um caminho inteligente para definir objetivos. Entretanto, para direcionar esses objetivos para o marketing digital precisa colocar todas as metas dentro do método SMART.
SMART – O alinhamento das metas
Assim sendo poderá analisar se a meta faz jus aos objetivos, bem como prazos estabelecidos.
Certamente, a partir das metas SMART poderá alinhar o plano de marketing.
Vamos exemplificar e explicar a tecnologia SMART, dentro de um objetivo da área de Marketing Digital.
S: Specific, ou específico – SMART e cada definição
A clareza da meta ou objetivo faz diferença, por isso quanto mais especificar, melhor.
Por exemplo: Gerar Leads
Esse objetivo é muito genérico, ao passo que deve especificar. Sendo assim, o correto é: Aumentar o volume dos Leads em 30% em três meses.
M: Measurable, ou mensurável
Nem toda meta especifica é mensurável. Por isso é necessário que a meta possa gerar métricas.
Uma meta mensurável precisa ter objetivos exatos. Por exemplo:
Reduzir custos das campanhas de marketing digital em 20%. Essa meta é especifica, ao passo que é mensurável.
A: Attainable, ou atingível
A meta precisa ser realista com os recursos disponíveis no momento. Para aumentar os leads da empresa precisa criar novas campanhas, mas há recursos financeiros para isso no momento?
Esse é um exemplo, mas pode ser sobre outros recursos. Por exemplo, há pessoal suficiente para se envolver no projeto? Bem como pode questionar se há permissões para possíveis horas-extras, Etc.
R: Relevant, ou relevante
A relevância não sobre a importância de uma meta, ao passo que é sobre o impacto que ela causa nos resultados da área.
Gerar leads é relevante porque os KPIs mostram que é uma das formas mais concretas de gerar vendas e fidelizar clientes.
A relevância dessa meta dentro do marketing digital é alta porque atende duas necessidades da empresa, por exemplo.
T: Time based, ou temporal
Essa etapa fala sobre prazo estipulado, o que é de suma importância dentro de um planejamento estratégico.
Ação | Prazo | Responsável |
Aumentar o número de Leads | Até 22/01/21 | Depto. de marketing |