Milhares de estudantes decidem fazer a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) todos os anos com os mais variados objetivos. Um deles é usar a pontuação obtida no exame no SISU, Sistema de Seleção Unificada.
Se você quer usar a sua nota do ENEM para ingressar em uma instituição de ensino superior, é fundamental que você saiba como o SISU funciona.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre o funcionamento do SISU. Vamos conferir!
O que é o SISU?
O Sistema de Seleção Unificada, conhecido simplesmente como SISU, é uma plataforma que foi criada no ano de 2010 e é gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Por meio desse sistema de seleção, milhares de estudantes brasileiros podem conseguir uma vaga em uma das tantas instituições de ensino superior públicas do país.
Como o SISU funciona?
O SISU funciona exclusivamente de forma online e os candidatos podem, ao longo da seleção, se candidatar a várias universidades e cursos diferentes.
Cada estudante pode se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. O principal critério de seleção dos estudantes é a pontuação obtida na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Como participar do SISU?
Participar do SISU é muito simples.
Em primeiro lugar, os interessados devem ter participado da prova do ENEM aplicada no ano anterior. Com a pontuação em mãos, os candidatos devem devem acessar o site oficial do SISU, fazer login com suas credenciais do ENEM e selecionar até duas opções de curso. Lembre-se de que a ordem de preferência das opções escolhidas pode afetar as chances do estudante de ser selecionado, uma vez que os cursos e universidades possuem concorrências diferentes.
Feito isso, o candidato deve aguardar o fim do período de inscrições. Quando as inscrições são encerradas, o sistema calcula automaticamente a nota de corte dos candidatos com base nas pontuações apresentadas.
Com a divulgação das notas de corte, os candidatos selecionados recebem uma notificação sobre a própria aprovação e podem, dentro de um determinado período de tempo, fazer a própria matrícula na universidade.
Tenha em mente que os candidatos selecionados para a primeira opção de curso não podem desistir e escolher a segunda opção.
Quando são as inscrições do SISU?
As inscrições para o SISU acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. O cronograma com todas as datas é divulgado pelo MEC.
Quem pode participar do SISU?
Todos os estudantes que participaram do ENEM no ano anterior do SISU e não tiraram zero na redação do exame podem participar da seleção.
Os estudantes treineiros (que ainda não concluíram o ensino médio) também podem participar, mas não são considerados na seleção para as vagas.
Quais são as vantagens de participar do SISU?
A seleção via SISU é uma ótima oportunidade para estudantes que querem estudar em uma instituição de ensino superior pública brasileira.
Confira algumas vantagens de participar do SISU:
- Possibilidade de ingresso simples em uma universidade pública;
- Aproveitamento da nota do ENEM;
- Seleção com base em critérios claros e transparentes;
- Seleção justa que reserva vagas para ações afirmativas;
- Processo de inscrição grátis e online.
Datas do ENEM 2023
Ficou interessado e quer participar da próxima edição do SISU? Então você deve se inscrever no ENEM 2023.
As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023. Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 de junho.
As provas, por sua vez, serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Confira a divisão dos exames a seguir:
- 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
- 12 de novembro, das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.