O Sisu 2026 promete ser uma edição histórica para quem sonha com uma vaga no ensino superior público. Com recorde de instituições participantes e milhares de opções em cursos de todo o Brasil, o sistema já tem datas e critérios bem definidos.
Entenda como funcionará o processo seletivo, conheça as novas regras e acompanhe o calendário para não perder nenhuma etapa importante.
Como funciona a inscrição no Sisu 2026?
Os interessados poderão se inscrever no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
O cadastro é realizado totalmente online e não há cobrança de taxa. Serão ofertadas mais de 274 mil vagas distribuídas em 136 instituições públicas, entre universidades, institutos federais e centros tecnológicos.
Para aumentar as chances, o candidato pode escolher até duas opções de curso, podendo mudar as escolhas até o encerramento das inscrições.
Quem pode participar do Sisu 2026?
Somente pode se inscrever quem realizou uma das edições do Enem 2023, 2024 ou 2025 e obteve nota superior a zero na redação.
Além disso, não é permitido ser considerado “treineiro” — ou seja, o estudante precisa ter concluído o ensino médio.
Principais novidades nesta edição
Uma das mudanças mais aguardadas para 2026 é a utilização da nota de três edições do Enem: 2023, 2024 ou 2025. O sistema escolherá automaticamente a pontuação que apresentar a melhor média ponderada para o curso desejado.
Se houver empate, vale a maior nota obtida em disciplina prioritária, de acordo com a ordem estabelecida em edital.
Etapa única e modalidade de vagas
O Sisu 2026 contará com apenas uma etapa de inscrições para todas as vagas ofertadas. O candidato poderá concorrer em ampla concorrência ou optar pelas ações afirmativas e reservas de vagas, incluindo a Lei de Cotas.
Para tanto, será necessário preencher o perfil socioeconômico e indicar a modalidade pretendida no momento da inscrição.
Cotas e ações afirmativas
O sistema garante reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda, candidatos com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
O percentual será respeitado de acordo com a legislação e cada instituição. Após a classificação geral, os estudantes serão distribuídos conforme critérios das cotas e das ações afirmativas.

Calendário oficial do Sisu 2026
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro de 2026
- Chamada regular: 29 de janeiro de 2026
- Matrícula nas instituições: A partir de 2 de fevereiro de 2026
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026
Divulgação de resultados e matrículas
O resultado da chamada regular será publicado no dia 29 de janeiro. Os aprovados poderão realizar a matrícula junto à instituição para a qual foram selecionados a partir de 2 de fevereiro.
Quem não for chamado nesta etapa ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera até 2 de fevereiro.
Dicas para se destacar no processo seletivo
- Leia todo o edital do Sisu e conheça os critérios de desempate.
- Preencha corretamente seu perfil socioeconômico, se for concorrer pela Lei de Cotas.
- Verifique os pesos das disciplinas para cada curso, pois as médias ponderadas são diferentes conforme a área.
- Fique atento ao prazo para não perder a inscrição e as etapas da lista de espera.
O que fazer se não for selecionado na chamada regular?
Se o candidato não for selecionado na primeira chamada, ainda pode participar da lista de espera. O período para manifestar interesse começa em 29 de janeiro e vai até 2 de fevereiro de 2026.
As convocações nesta etapa seguem o critério de ordem de classificação e disponibilidade de vagas remanescentes nas instituições.
Se você não quer perder nenhuma novidade sobre o Sisu, acompanhe diariamente o portal Notícias Concursos!

















