O Ministério da Educação (MEC) já abriu o período de inscrição para o 1º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 24 de fevereiro, próxima sexta-feira.
Para realizar o cadastro nesse processo seletivo realizado pelo MEC com o objetivo de viabilizar o acesso ao ensino superior através das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o estudante deve acessar o site do SiSU e seguir o passo a passo descrito abaixo.
Passo a passo para a inscrição
Após acessar a página do SiSU, o estudante deve clicar em “Fazer Inscrição” e, em seguida, em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”. Nesse momento, o estudante deve dar informações pessoais e de contato para realizar o cadastro ou atualizar o cadastro já existente.
Em seguida, o estudante deve iniciar a inscrição nos cursos. Cada candidato poder escolher até duas opções de curso. Primeiro, o estudante deve clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. Nessa altura do processo de inscrição, é necessário realizar uma busca pela vaga desejada. A pesquisa por vaga pode ser feita pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. O site permitirá que o estudante acesse o curso, o número de vagas ofertadas e também as modalidades de seleção.
Basta clicar no curso escolhido e clicar em “Escolher essa modalidade” ao identificar a modalidade mais adequada ao seu perfil: ampla concorrência; reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas; ações afirmativas. Após conferir as informações, basta clicar em “Confirmar minha inscrição” para concluir o processo.
Após confirmar a inscrição na primeira opção de curso, o estudante deve repetir todo esse processo para a escolha do curso em 2ª opção. Concluído o processo, o site redirecionará o estudante para a página “Minha inscrição”, na qual é possível conferir todas as informações sobre as opções de curso escolhidas.
O MEC permite que durante todo o período de inscrição os candidatos alterem as opções de curso de acordo com as alterações das notas de corte a cada dia. Isso permite aumentar as chances de aprovação no SiSU.
SiSU 2023/1
Poderão se inscrever no SiSU somente os estudantes que tenham feito o Enem 2022 e não zeraram a nota da prova de redação. Os estudantes que tenham feito o exame na condição de “treineiros” não poderão participar.
A publicação do resultado do SiSU 2023/1 está prevista para o dia 28 de fevereiro. De acordo com o cronograma, os candidatos não convocados na chamada única poderão manifestar interesse na lista de espera entre 28 de fevereiro e 8 de março.
Acesse o edital do SiSU 2023/1 na íntegra.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IFAM recebe inscrições para 390 vagas em cursos de graduação; saiba mais.