Saúde e Bem Estar

Sintomas do trabalho de parto: Veja os principais

Conhecer todos os sintomas do trabalho de parto é importante para garantir que a mulher vá ao hospital assim que houver a real necessidade. Afinal, algumas contrações podem sinalizar um alarme falso e mesmo quando a mulher já esteja entrando em trabalho de parto, o ideal é esperar que as contrações ocorram em intervalos menores, antes de simplesmente ir para o hospital já no primeiro sinal.

Dito isso, vamos agora conhecer os principais sintomas de que a mulher está prestes a dar à luz.

Principais sintomas do trabalho de parto

Apesar de as contrações ritmadas serem um importante indicativo de que a mulher está entrando em trabalho de parto, é preciso se atentar para o o intervalo de cada uma delas. Veja abaixo mais informações:

1- Contrações que causam dores na lombar

As contrações do trabalho de parto costumam causar dores na lombar que irradiam para a barriga. Além disso, elas costumam acontecer de uma maneira mais ritmada, onde cada contração surge a cada 30 ou 20 minutos. Com o passar do tempo, os intervalos vão reduzindo para 15, 10 e 5 minutos entre uma contração e outra. A duração também se prolonga, saindo de 25 segundos para 45 segundos. A dor pode ser mais intensa na medida em que o parto se aproxima.

2- Secreção vaginal gelatinosa que pode ou não estar acompanhada de sangue

A mulher também pode perder o que chamamos de “tampão mucoso”, que nada mais é do que uma barreira na entrada do útero que impede que microorganismos e bactérias cheguem até o bebê. Assim, quando o trabalho de parto se inicia, a mulher pode se deparar com uma secreção vaginal gelatinosa em um tom rosado ou marrom. A presença de sangue também pode ser detectada.

3- Rompimento da bolsa

A bolsa também pode romper logo quando a mulher começa a se preparar para dar à luz. Sem dúvidas, este é um dos sintomas do trabalho de parto que mais vemos na dramaturgia. Trata-se de um líquido que sai pela vagina da mulher, sendo semelhante à urina, embora tenha uma cor mais clara. A mulher não consegue controlar essa perda líquida.

4- Dilatação do colo do útero

A dilatação do colo do útero também pode ser percebida no exame de toque. A parteira ou o médico poderá medir a dilatação, que precisa ser de 10 cm para que o bebê possa nascer. Esse costuma ser o período mais demorado do trabalho de parto.

Quando ir ao hospital?

O ideal é que a mulher só vá ao hospital quando os sintomas do trabalho de parto estiverem mais avançados. Isto é, se as contrações forem a cada 30 minutos, o trabalho de parto ainda está muito no começo e o ideal é que a futura mamãe fique no conforto da sua casa até o momento ideal. Porém, quando os intervalos das contrações são de 5 minutos, é importante já buscar o auxílio médico.

Vale salientar que nos casos onde a gravidez é de risco ou a mulher apresenta sangramento intenso é preciso ir imediatamente ao hospital. Assim ela poderá ser atendida o quanto antes e ser observada para que não haja complicações no parto.

Veja também: Como evitar náuseas na gravidez – Dicas simples