Existem alguns sinais de que é preciso desacelerar que não deveríamos negligenciar, a fim de manter a saúde física e mental sempre em dia. Afinal, não somos máquinas e possuímos limites que devem ser respeitados, pois caso contrário, poderemos estar diante de crises de exaustão mental e até mesmo física.
Portanto, convidamos você para acompanhar este texto e refletir conosco.
Os sinais de que é preciso desacelerar podem parecer mais sutis no começo, mas, à medida que o tempo passa, a tendência é que se tornem cada vez mais intensos.
Por conta disso, manter um olhar atento para a própria saúde e disposição é uma medida fundamental para manter a qualidade de vida também.
Veja só alguns dos sinais de que é preciso desacelerar:
Se você sente que mesmo depois de uma noite de sono o cansaço ainda está presente na sua rotina, talvez este seja um bom momento para refletir sobre a necessidade de desacelerar.
Afinal, se você não tem nenhuma condição de saúde que justifique o cansaço excessivo, considere avaliar se o problema não está associado à sobrecarga de atividades.
O medo de errar no trabalho, a ansiedade pelo excesso de atividades, dentre outras sensações semelhantes também podem ser alguns dos sinais de que é preciso desacelerar.
Você tem sentido que o trabalho está deixando você extremamente ansioso e, até mesmo, com medo? Avalie isso com atenção.
Você gostava de correr todo fim de tarde, mas, há algum tempo, tem percebido que essa atividade está sendo deixada de lado por falta de interesse?
Bem, pode ser que esse desinteresse por atividades que você costumava gostar pode ser um sinal de que as coisas estão aceleradas demais.
Dor nas costas, dor de cabeça, tensões musculares… Essas dores, quando não associadas a algum esforço físico ou doença, podem ser um dos sinais de que é preciso desacelerar.
Afinal, o que pode estar causando essas dores excessivas? Será que é o estresse e as tensões constantes no trabalho e nos estudos?
A redução da produtividade é mais um dos sinais de que é preciso desacelerar. Você tenta, a cada dia, entregar o que precisa ser feito, mas se depara sempre com uma redução nos resultados, sentindo-se cada vez mais sobrecarregado com retrabalhos e atividades que se acumulam.
Será que este não é um bom momento para avaliar a situação mais de perto e tomar medidas cabíveis?
Por fim, um dos sinais de que é preciso desacelerar que não podemos deixar de citar são as alterações no sono. Isso porque, muitas vezes, a preocupação excessiva com a rotina pode resultar em um sono totalmente desregulado e bagunçado, tornando a rotina ainda mais exaustiva.
Você tem sentido alguns desses sinais? Então talvez seja interessante refletir sobre a possibilidade de desacelerar. 😉