Sinais de ansiedade que não devem ser ignorados
Os sinais de ansiedade podem servir de alerta para que o indivíduo busque ajuda psicológica e, assim, consiga atingir uma maior qualidade de vida.
Por isso, neste texto nós unimos alguns dos sinais que podem estar sendo ignorados. Esperamos lhe ajudar na sua autoanálise, além de lhe incentivar a buscar a psicoterapia. Acompanhe e saiba mais!
Veja alguns sinais de ansiedade que não devem ser ignorados
São diversos os sinais de ansiedade que podemos perceber quando ela está presente em nossas vidas. No entanto, talvez nem sempre esses sinais sejam claros e objetivos. E assim, muitas pessoas acabam negligenciando esses sintomas por conta disso.
Abaixo, portanto, apontamos 5 fatores que podem estar denunciando a presença da ansiedade na sua vida. Confira:
1. Tensões musculares “sem motivo” aparente
Tensões nos ombros, no pescoço e até mesmo no rosto (por exemplo, pressionando o maxilar), podem ser sinais de ansiedade. Isso porque, quando não tratada, a ansiedade tende a aparecer no nosso corpo, provocando dores, mal-estar, etc.
Sendo assim, se você tem percebido muita tensão muscular no seu dia a dia, sem causa aparente – ou seja, sem nenhuma outra questão de saúde associada a isso – pode ser que a ansiedade esteja operando.
2. Dificuldade para se desconectar das tarefas e trabalhos
Mesmo em momentos de lazer você tem se sentido conectado ao trabalho ou aos estudos? É impossível, para você, desligar-se das suas demandas profissionais para focar um pouco em si mesmo? Então pode ser que este seja mais um dos sinais de ansiedade.
Isso porque quando não conseguimos controlar a ansiedade, passamos a nos sentir culpados por termos tantas coisas para fazer e, mesmo assim, descansarmos. Mas, lembre-se: o descanso é essencial para a nossa saúde física e mental. Não negligencie em prol da ansiedade de querer “acabar tudo ontem”.
3. Distúrbios de sono
As preocupações excessivas que atrapalham o sono também é um dos sinais de ansiedade. Quando não conseguimos desligar a nossa mente da lista de tarefas e do futuro que temos diante de nós, temos certa dificuldade para dormir e descansar.
Nesses casos, buscar a psicoterapia para restabelecer o descanso e a qualidade de vida é essencial.
4. Cansaço excessivo
O cansaço excessivo também pode estar presente. Você se sente sobrecarregado, e parece que as tarefas nunca terminam. A todo momento, o seu corpo clama por uma pausa, mas, devido à quantidade de demandas solicitadas, você “engole” essa dor e segue adiante.
Cuidado! Pois isso pode estar prejudicando a saúde da sua mente e do seu corpo, além de ser um dos sinais de ansiedade.
5. Dificuldades para manter o foco e a concentração
Como é, para você, manter o foco e a concentração em determinadas tarefas? Você consegue atingir esse nível, ou parece que a sua mente está sempre vagando em algo aleatório? Pense um pouco sobre isso.
Afinal, um dos sinais de ansiedade que costuma aparecer com frequência é a dificuldade de se concentrar nas tarefas, devido aos pensamentos ancorados no futuro.
Fique atento a isso e, caso detecte esses sintomas, busque ajuda profissional.