Ao ler um livro, você pode notar temas recorrentes dentro do texto, que geralmente influenciam o enredo e fornecem pistas sobre a trama ou conflito ocorrendo.
Para construir e explicar o tema, o autor utilizará símbolos e motivos. Muitos leitores entendem perfeitamente o que é um símbolo, mas nem todo mundo está tão familiarizado com os motivos.
Embora sejam semelhantes e sirvam para nos ajudar a entender o material em questão, esses dois tipos de linguagem não são iguais. Ambos são partes cruciais da criação de um enredo forte que atrairá o leitor e prenderá sua atenção.
O que é um símbolo?
Um símbolo é um objeto que representa outra coisa e, na verdade, faz parte do seu dia a dia, não apenas uma peça literária. Você pode não perceber, mas encontra milhões de símbolos em sua vida cotidiana, como:
- Semáforos: semáforo vermelho significa pare, verde significa vá e amarelo significa cuidado
- A seta significa “por aqui”
- Uma cruz representa a religião, ou mais especificamente, o Cristianismo
- Lâmpada significa “nova ideia”
- Os numerais 1 e 0, juntos, significam dez
- Um coração significa amor
- Logos representam marcas, como Nike ou Apple, por exemplo
- Até mesmo nossos nomes são símbolos que nos representam como seres humanos individuais
Os símbolos podem ter um significado inesperado, mas após uma investigação mais aprofundada, podem fazer muito sentido. Por exemplo, se você ler uma cena que envolve um gambá espreitando ao fundo, pode se perguntar o que aquele animal poderia significar.
Entretanto, se há algo tão ruim nos trabalhos de sua história, como uma separação ou um pouco de azar, o gambá começa a trazer à tona imagens de algo que é menos agradável de experimentar. Portanto, o simbolismo.
Para entender melhor o simbolismo, você pode se perguntar o que uma variedade de objetos do cotidiano representariam se fossem usados ??em uma obra literária. Por exemplo, pense sobre emoções ou pensamentos que vêm à mente quando você vê o seguinte:
- Flores (representam a natureza, nascimento, crescimento, feminilidade, beleza)
- Parafuso de iluminação (representa velocidade, força, potência, eletricidade)
- Teia de aranha (representa emaranhamento, aprisionamento, mistério)
E então, gostou de entender melhor sobre os símbolos no contexto da literatura?
Não deixe de ler também – Literatura: Conheça os 6 tipos de drama