Literatura: Conheça os 6 tipos de drama

Na literatura, um drama é a representação de eventos ficcionais ou não-ficcionais por meio da performance de um diálogo escrito (prosa ou poesia). Os dramas podem ser representados no palco, no filme ou no rádio. Dramas são normalmente chamados de peças, e seus criadores são conhecidos como “dramaturgos” ou “dramaturgos”.

Executado desde os dias de Aristóteles (c. 335 a.C), o termo “drama” tem origem grega. As duas máscaras icônicas do drama – o rosto sorridente e o rosto chorando – são os símbolos de dois ícones antigos gregos: Thalia, a musa da comédia e Melpomene, a musa da tragédia.

Classificação do drama

As performances dramáticas geralmente se classificam em categorias específicas de acordo com o humor, o tom e as ações descritas na trama. Alguns tipos populares de drama incluem:

Comédia

Com um tom mais leve, as comédias têm o objetivo de fazer o público rir e geralmente chegam a um final feliz. As comédias colocam personagens incomuns em situações incomuns, levando-os a fazer e dizer coisas engraçadas.

A comédia também pode ser sarcástica por natureza, zombando de assuntos sérios. Existem também vários subgêneros da comédia, incluindo, por exemplo:

  • romântica
  • sentimental
  • comédia de maneiras
  • trágica

Esta última consiste em peças nas quais os personagens assumem a tragédia com humor, trazendo situações sérias a finais felizes.

Tragédia

Baseia-se em temas mais sombrios, as tragédias retratam assuntos sérios como morte, desastre, assim como sofrimento humano de uma forma digna e instigante.

Raramente desfrutando de finais felizes, personagens em tragédias, como por exemplo Hamlet, de Shakespeare, muitas vezes são sobrecarregados por falhas de caráter trágicas que acabam levando à sua morte.

Farsa

Apresentando formas exageradas ou absurdas de comédia, uma farsa é um gênero de drama sem sentido no qual os personagens exageram intencionalmente e se envolvem em pastelão ou humor físico.

Melodrama

Trata-se de uma forma exagerada de drama. A saber, os melodramas retratam personagens clássicos unidimensionais, como por exemplo heróis, heroínas e vilões lidando com situações sensacionais, românticas, assim como muitas vezes perigosas.

Ópera

Este versátil gênero de drama combina teatro, diálogo, música e dança para contar grandes histórias de tragédia ou comédia. Uma vez que os personagens expressam seus sentimentos e intenções por meio de canções, em vez de diálogos, os atores devem se mostrar cantores habilidosos.

Docudrama

Um gênero relativamente novo, os docudramas são retratos dramáticos de eventos históricos ou situações não ficcionais. Apresentados com mais frequência em filmes e televisão do que em teatro ao vivo.

E então, gostou de saber mais sobre os tipos de drama?

Não deixe de ler também – Literatura: lista para conhecer as escolas literárias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.