Quem nunca enviou um pequeno emoji para seus contatos em uma conversa pelo WhatsApp que atire a primeira pedra. Essas imagens são excelentes para uma comunicação mais descontraída e de fácil compreensão. Contudo, poucas pessoas compreendem o significado desses pequenos desenhos que conquistaram tantas pessoas.
Além de não entenderem muito bem a mensagem transmitida por cada emoji, as pessoas também desconhecem a sua origem. A primeira coisa que você deve saber é que esses pequenos ícones não foram criados pelo aplicativo de mensagens mais famoso do mundo. Eles existem desde os anos 1990 e foram desenvolvidos pelos japoneses.
A História do pequeno emoji
Os símbolos que revolucionaram a forma de comunicação entre as pessoas foram criados por Shigetaka Kurita, um japonês. Na época, ele trabalhava para a maior empresa de telefonia móvel do país, a NTT DoComo.
Na década de 1990, os pagers (um tipo de dispositivo de mensagens) estavam se tornando populares. Com a disseminação dos pagers, os jovens passaram a usá-los com frequência, e foi aí que os pequenos ícones, conhecidos como emojis, surgiram. A demanda dos jovens levou o criador a desenvolver diversos tipos de imagens, incluindo corações e outras figuras que cativaram a juventude.
Com o tempo, os emojis passaram a representar uma ampla gama de emoções. Alguns são de fácil compreensão, enquanto outros podem confundir os usuários. Há até aqueles que parecem não ter um propósito muito claro. Enfim, há emojis para todos os gostos e situações.
Qual é o significado?
De acordo com a empresa responsável pelos emojis, a Unicode Consortium, existem 3600 opções para serem usadas pelos entusiastas desses ícones. No entanto, apenas 100 deles são amplamente utilizados.
A maioria dos emojis usados nas trocas de mensagens retratam emoções e são os mais populares em todo o mundo. Além disso, eles estão entre os mais compartilhados, como o rosto sorridente, os corações e o mais popular de todos, o emoji de chorar de rir.
Emoji de olhos fechados com lágrima
O emoji de olhos fechados com lágrima é bastante popular, mas muitas pessoas o interpretam de maneira equivocada. Algumas pessoas o utilizam para representar sintomas de gripe ou resfriado, enquanto outras o usam como um sinal de choro. No entanto, todos estão enganados.
Por incrível que pareça, esse emoji na verdade representa “rosto com sono”. É comum vê-lo em mangás e animes, onde ele representa um personagem que está dormindo. É surpreendente, não é?
Muitos emojis parecem ter uma função, mas, na realidade, têm outro significado. De qualquer forma, os emojis são divertidos, auxiliam na expressão de emoções e melhoram a comunicação.
Emoji de coração com pontinho embaixo: o que quer dizer?
Se você já recebeu o emoji de coração com um ponto embaixo, é possível que a pessoa que o enviou estivesse expressando amor por você ou talvez questionando esse sentimento. Isso porque esse emoji é um dos mais expressivos disponíveis.
Em termos mais claros, o emoji de coração com ponto embaixo pode ter dois significados:
- Uma maneira extremamente expressiva de exclamar e demonstrar algo.
- Uma forma expressiva de questionar algo.
Portanto, se você receber uma mensagem como “eu gosto muito de você” seguida desse emoji, isso provavelmente significa que a pessoa te ama, mas talvez não tenha coragem de expressar isso de maneira direta. Por outro lado, se você receber o ícone em forma de pergunta, como, por exemplo, “você realmente gosta de mim?” seguido pelo emoji de coração com ponto embaixo, isso indica que a pessoa está com dúvidas em relação aos sentimentos.