Fortalecer o sistema imunológico é essencial, principalmente nos dias de hoje, visto à grave situação que todo o mundo enfrenta, referente à Pandemia do Covid-19.
Em tempos de cuidado com a saúde, várias tendências vêm surgindo, provocando alterações benéficas na rotina, e logo, qualidade de vida das pessoas.
É o caso dos shots, essa pequena dose bebida, feita através da mistura de diversos ingredientes potenciais, vêm sendo muito utilizada por pessoas, que priorizam uma alimentação mais saudável e se preocupam com a saúde.
Além do mais, a praticidade na composição e consumo, também contribui para que esse tipo de “energético natural” seja tendência entre os brasileiros.
Tipos de shots
Para complementar a alimentação e atender as necessidades nutricionais que o organismo precisa, a mistura de determinados ingredientes em uma pequena solução líquida pode resultar em efeitos estratégicos.
Esta concentração, geralmente tem como base o sumo do limão ou laranja, visto que estas frutas auxiliam diretamente no processo de digestão. Outro ingrediente que pode servir como base é o vinagre de frutas, já que sua acidez contribui para a absorção de alguns fitoquímicos.
Diante desta qualidade ácida da base dos shots é preciso se atentar a quantidade ingerida, a fim de não provocar alteração do pH estomacal, e logo, complicações como gastrite e inflamação. Portanto, o mais indicado é passar por uma nutricionista, a fim de que a profissional oriente qual a melhor forma de ingerir esses shots.
Já os demais ingredientes que serão somados à base podem variar de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. Pimenta, açafrão, canela, gengibre e mel, são alguns dos mais utilizados.
Entre os objetivos desta variação de misturas e ingredientes, há shots que visam auxiliar no processo anti-inflamatório do organismo, termogênicos, antioxidantes e até detox.
Como fazer shots?
Com ingredientes acessíveis, que compreendem desde fruta vegetais e temperos, o preparo do shot, além de rápido, pode ser bem econômico, isto porque a quantidade utilizada de cada um dos elementos é bem reduzida.
A mistura pode ser feita com o auxílio de um mix ou manualmente. Veja alguns exemplos de receitas de shots:
Shot de laranja (indicado para fortalecer o sistema imunológico e respiratório)
- suco de 1/2 laranja
- 1/2 colher de cúrcuma
- 1/2 cenoura
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Shot de açafrão (indicado para fortalecer o sistema anti-inflamatório)
- 1 limão espremido
- 1 colher de café de açafrão ralado
- 1/2 colher de café de gengibre em pó
- 1 fio de mel
Há varias receitas e shots na internet, porém, o mais indicado é realizar uma avaliação nutricional, a fim de verificar quais são as necessidades nutricionais de cada organismo, para que o shot complemente tais deficiências.
Vale ressaltar, que o consumo de shot é mais indicado no período da manhã, logo após acordar e em jejum, visto que dessa forma, o organismo absorve mais rápido e sem interferências essa substância revigorante.
E mesmo que o sabor não seja tão agradável, a quantidade bem reduzida, contribui para um consumo rápido, preferencialmente, em apenas um gole.