A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou o processo de formação da comissão organizadora. Isto é, aquela que ficará responsável por todas as ações administrativas para a realização do certame.
Desse modo, será possível agilizar todos os preparativos para o lançamento do edital oficial de seu novo concurso.
A publicação do decreto ocorreu na edição do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, 20 de junho.
O documento não conta com os nomes dos membros do grupo, de forma que não é possível saber os servidores que a integram. No entanto, este cita que a comissão contará com profissionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Ademais, a escolha do presidente da comissão focará sob responsabilidade pela Seplag. Assim, esta secretaria deverá conceder apoio técnico administrativo e institucional ao grupo.
Além disso, de acordo com o ofício, o grupo deverá se reunir a cada mês, junto de encontros extraordinários, segundo solicitação do coordenador.
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Confira o que já se sabe sobre o concurso, abaixo.
Comissão ficará responsável por coordenar novo concurso
O governo do estado indicou que o grupo ficará responsável por coordenar todo o processo de realização do novo concurso da entidade. Ademais, esta também irá fornecer informações sobre todas as etapas do processo seletivo.
O texto do Diário Oficial contou com as seguintes atribuições:
- Conceder todas as informações necessárias sobre a elaboração do novo concurso público. Isto é, como número total de vagas, descrição dos cargos com indicação da localização das vagas, remuneração, requisitos para provimento, por exemplo.
- Disponibilizar à banca toda a legislação atinente ao concurso público;
- Comunicação com a banca, quanto às datas relativas às atividades constantes do Contrato, e fazer cumprir o cronograma;
- Acompanhamento e montagem do edital oficial do concurso público, bem como a supervisão do desenvolvimento dos trabalhos através de seus representantes. Isto é, que ficarão responsáveis pelos contatos com a banca para esclarecimento de dúvidas, troca de informações e outros fatores necessários à realização do objeto do Contrato;
Desse modo, os servidores da comissão deverão trabalhar com as responsabilidades acima. Assim, será possível organizar todo o processo seletivo.
Secretaria já definiu banca
Além da comissão, com formação recente, o novo certame também já possui banca examinadora.
Nesse sentido, durante a última semana, a Sesacre divulgou que seu novo concurso será coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Desse modo, o órgão ficará responsável pela realização das inscrições e aplicação de todas as etapas seletivas do processo.
Segundo a comissão do certame, então, o contrato de formalização da contratação do instituto deverá ser assinado em breve. No entanto, ainda não há divulgação sobre as possíveis datas de publicação do edital oficial do novo certame.
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Assim que o documento sair, portanto, será possível ter certeza de maiores detalhes sobre a seleção.
Governador do Acre promete 956 vagas à Sesacre
Até o momento, não há divulgação oficial sobre o número de vagas que serão que o processo seletivo irá ofertar. Contudo, já se sabe que estas se destinarão ao quadro efetivo de funcionários.
Além disso, há alguns meses o atual governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, comentou sobre o lançamento de novos concursos e sobre a necessidade de contratação de pessoal. Na época, então, ele citou que seriam disponibilizadas vagas para o aumento do funcionalismo público.
Desse modo, segundo o governador, 956 vagas se destinariam à Sesacre. No entanto, este ainda não informou quais seriam os cargos.
“Isso é compromisso com os nossos servidores que trabalham para que a nossa máquina governamental continue a funcionar. E já estamos com novos concursos públicos previstos. Só para a Sesacre, a previsão é que através de concurso público possamos contratar 956 novos profissionais. Outros 153 para o Corpo de Bombeiros, 217 para o IAPEN e outros 322 para o Instituto Sócio Educativo, o ISE”, relatou o governador na época.
Como foi o último concurso da Sesacre?
O último edital do órgão contou com a oferta de 340 vagas para cargos de nível técnico, superior e médio.
Dessa forma, na época, a remuneração inicial para os cargos variava entre R$ 1.321,20 a R$ 11.260,80.
Nesse sentido, relação de vagas do último certame da Sesacre contou com os seguintes cargo de nível médio/técnico:
- Agente Administrativo – 9 vagas
- Auxiliar em Saúde Bucal – 1 vaga
- Técnico de Laboratório em Análises Clínicas – 1 vaga
- Técnico de Radiologia – 3 vagas
- Técnico em Enfermagem – 37 vagas
Além disso, o certame também ofertou as seguintes vagas para nível superior:
- Biólogo – 2 vagas
- Biomédico – 7 vagas
- Contador – 1 vaga
- Enfermeiro – 57 vagas
- Farmacêutico – 4 vagas
- Fisioterapeuta – 4 vagas
- Nutricionista – 1 vaga
- Psicólogo – 1 vaga
- Médico – 212 vagas
Quais foram as etapas do último certame?
O concurso contou com apenas uma etapa, que consistiu de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Esta, por sua vez, exigiu as seguintes disciplinas de Conhecimentos Gerais, para os cargos de nível médio/técnico:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- História e Geografia do Acre
- Conhecimentos específicos
No entanto, para os cargos de nível superior, as disciplinas foram:
- Língua Portuguesa
- História e Geografia do Acre
- Conhecimentos específicos
Os exames para os cargos de nível técnico e médio contaram com 40 questões que tinham o valor de 50 pontos. No entanto, os cargos de nível superior, contavam com 40 questões com o peso de 70 pontos.
Para obter a aprovação na etapa seletiva, portanto, o candidato deveria a quantia mínima de 40% dos pontos do exame. Ademais, de acordo com o edital da época, não seria possível que o candidato zerasse nenhum assunto da etapa seletiva, a fim de se aprovar.
O exame objetivo ocorreu nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá do Estado do Acre.
Então, o processo seletivo teve sua homologação no dia 02 de setembro de 2019.
Com funciona a Secretaria de Estado de Saúde?
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre é uma instituição pública.
Esta teve sua criação a partir da Primeira Constituição do Estado e promulgada pela Assembleia Legislativa no dia 1º de março de 1963.
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Atualmente, então, o órgão conta com 74 unidades, entre postos, hospitais e centros de atendimento, em 22 municípios do estado. Assim, estes são responsáveis por prestar assistência aos cidadãos, conforme artigo 196 da Constituição de 1988.