A Serasa é uma das maiores empresas especialistas em análise de crédito e negociação de dívidas do Brasil. Recentemente, a empresa divulgou importantes informações sobre os direitos do consumidor nas relações de compra e venda.
Dessa forma, os consumidores puderam lembrar da possibilidade que possuem de solicitar o seu dinheiro de volta em alguns casos específicos. A seguir, entenda melhor sobre o alerta que a empresa fez para todos os brasileiros.
Quando o consumidor compra um produto ou contrata um serviço, espera obter qualidade de acordo com o ofertado.
No entanto, muitas vezes, o fornecedor pode não cumprir com as suas obrigações, seja com relação ao tempo de entrega ou mesmo com a qualidade dos produtos/serviços. Em situações como esta, o consumidor pode ter dificuldade em conseguir o seu dinheiro de volta.
Porém, a Serasa esclarece que há situações em que a lei determina a devolução do dinheiro para o consumidor. As regras que definem as situações específicas estão no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O objetivo da devolução de dinheiro é garantir que o trabalhador tenha segurança na aquisição de bens e serviços. Assim, caso não obtenha o que foi acordado, poderá procurar pelos seus direitos.
A Serasa esclarece que é necessário estar atento quanto as situações que permitem cobrar a devolução de dinheiro. Sendo assim, listou quando o consumidor pode exigir o estorno financeiro:
Além de conhecer as situações que permitem a devolução de dinheiro, é fundamental conhecer os prazos para a solicitação. Isso porque para cada situação há um prazo diferente a ser respeitado. Confira:
A Serasa orienta o consumidor a realizar a primeira solicitação diretamente com o fornecedor, pois assim poderá resolver da forma mais rápida possível.
No entanto, caso o fornecedor se recuse a devolver o dinheiro, é possível solicitar por meio do Procon. Mas, se ainda assim, não conseguir o estorno, a solução poderá ser entrar com um processo judicial.