Como ser um estudante organizado?
Para ser um estudante organizado é preciso aprender a renunciar algumas coisas em sua vida. Isso porque não existe “segredinho” que nos ajude a ter uma rotina mais organizada. Tudo depende do contexto, das emoções, da matéria que está sendo estudada, e assim por diante.
Dessa forma, reunimos algumas considerações que podem lhe ajudar quando a procrastinação aparecer e a desorganização se tornar uma realidade. Esperamos que este texto seja útil. Confira!
Como ser um estudante organizado
Existem algumas ações que podem nos ajudar a ser um estudante organizado. Porém, lembre-se de que a organização e a aprendizagem são subjetivas. Por isso, você precisa compreender quais são os seus pontos fortes e fracos nesse sentido, buscando criar uma rotina que realmente atenda às suas necessidades.
Abaixo trouxemos considerações mais amplas, cabe a você colocar em prática aquilo que fizer sentido dentro da sua realidade. Veja:
1. Tenha um propósito
Você tem um propósito para os seus estudos? Ou tem estudado de uma forma completamente aleatória? Pense um pouco sobre isso. Muitas vezes agimos no piloto automático e isso faz com que a preguiça e a procrastinação apareçam com mais força na nossa rotina.
Sendo assim, analise os motivos pelos quais você quer aprender, estudar e se formar. Você quer uma vida melhor? Quer atuar em uma área específica? Pense sobre isso.
2. Conheça a sua produtividade e o seu melhor momento de estudo
Cada pessoa tem o seu melhor momento para estudar. Se você tem a oportunidade de selecionar a hora do dia que se dedicará aos estudos, então saiba escolher da forma certa.
Porém, como escolher da forma correta? Testando. Você precisa estudar de manhã, de tarde, de noite e de madrugada, em dias alternados, analisando em quais momentos você teve um rendimento maior.
Assim poderá encontrar o “seu momento” para estudos, colocando-o em prática na sua rotina diária.
3. Crie um cronograma de estudos e siga-o à risca
Para ser um estudante organizado é preciso ter um bom cronograma. E para isso acontecer, você precisa ter uma visão geral de tudo o que precisa ser entregue e feito ao longo do semestre ou bimestre, por exemplo.
Em cima desse conhecimento você cria um cronograma com metas assertivas, visando cumpri-las dentro de um prazo equilibrado e que não crie gargalos.
Porém, lembre-se de que não adianta criar um cronograma lindo no Trello, por exemplo, e simplesmente não seguir isso que deve ser feito. Comprometa-se consigo mesmo!
4. Crie pensamentos de longo prazo
Antes de desistir da sua rotina do dia, foque em pensamentos de longo prazo. Imagine aonde você estará ao concluir o seu curso, imagine a sensação boa de ter passado em mais uma matéria… Esses pensamentos de longo prazo podem servir de estopim para a sua motivação.
5. Tenha hábitos saudáveis
Para ser um estudante organizado é preciso cuidar da sua vida em outros âmbitos também. Para isso, tenha hábitos saudáveis (como dormir em um horário específico, cuidar da alimentação e se exercitar) e busque construir uma rotina que seja mais equilibrada para você e sua saúde. Dessa forma, a motivação tende a ser mais presente, assim como o bem-estar de concluir as obrigações do seu dia.
Bons estudos para você!