Muitas pessoas buscam saber como ser mais eficiente no trabalho, mas nem têm ideia de que maneira podem começar o processo de desenvolvimento profissional.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples que podem ajudá-lo a começar a criar uma rotina de trabalho verdadeiramente interessante. Acompanhe e inspire-se em nossas sugestões!
Como ser mais eficiente no trabalho?
Existem mudanças na forma de enxergar a rotina, bem como relacionadas à organização da nossa agenda, que contribuem para que sejamos mais eficientes no trabalho. Obviamente, essas mudanças podem acontecer de forma gradativa, à medida que você vai aprendendo a implementá-las em sua rotina.
Dê só uma olhada nas ideias que separamos para você iniciar esse processo de mudança:
1. Saiba o que deve ser feito e quando deve ser feito
Muitas vezes, queremos ser mais eficiente no trabalho, mas sequer sabemos o que deve ser feito ou quando deve ser feito.
Ter uma organização de prazos e prioridades é crucial para entregar tudo em tempo hábil e, ainda, garantir a conclusão das demandas com uma maior eficiência.
Por isso, certifique-se de avaliar o que está pendente e quais são os prazos. Além disso, analise o tempo que você levará para concluir cada demanda, com o intuito de encaixá-la na sua agenda de modo mais inteligente.
2. Aprimore as suas habilidades
Além de saber o que deve ser feito, uma das formas de ser mais eficiente no trabalho é, justamente, aprimorando as habilidades que fazem a diferença na sua rotina.
O que você precisa melhorar? Qual habilidade, caso fosse aprimorada, poderia elevar os seus resultados no trabalho? Verifique isso com atenção e comece a investir mais em aprendizagem e desenvolvimento.
3. Use ferramentas que otimizam tempo e organização
Usar ferramentas que otimizam o seu tempo e a gestão do seu trabalho também podem ser bem-vindas.
Elas podem servir de alicerce na hora de criar notificações para não perder prazos; desenvolver fluxos mais eficientes com aqueles que você trabalha; aumentar as chances de você seguir com as demandas com mais eficiência; entre outras possibilidades.
Porém, aqui vale uma dica extra: cuidado com o excesso de ferramenta de organização. Ter muitas ferramentas diferentes pode apenas confundir, ao invés de realmente ajudar.
4. Delegue aquilo que estiver sobrecarregando
Se alguma demanda está sobrecarregando a sua agenda e você sente que ela tem “roubado” a sua energia, que tal considerar a possibilidade de delegar? Pense sobre isso!
Delegar atividades, de forma eficiente e organizada, ajuda a minimizar aquele excesso de demandas que, no agregado, prejudicam nossa eficiência e até mesmo a nossa saúde.
5. Cuidado com as distrações
Por fim, cuide com o excesso de distrações. Saiba detectá-las para excluí-las da sua rotina.
Procure reservar um momento – nas pausas ao longo do dia – para aproveitar essas distrações, evitando que elas “entrem” no meio de um trabalho que vem sendo executado.
Por exemplo, você pode estipular que todos os dias, das 10h às 10h15, você irá checar as suas redes sociais. Logo, isso não deverá ser feito em outros momentos do expediente.
Pense nessa possibilidade e comece a ser mais eficiente no trabalho ao criar uma visão mais clara da sua rotina e do que deve ser mudado nela. Boa sorte!