Na última quarta-feira, dia 28 de setembro, a SEPLAN RR (Secretaria de Planejamento de Roraima) abriu as inscrições para seu novo concurso público.
Assim, o certame oferta um total de 70 vagas para cargos de nível superior. Assim, aquele que deseja concorrer às oportunidades deverão comprovar que cumprem com os critérios de formação.
O período de inscrições vai até as 18 horas do dia 21 de outubro, ou seja, serão 23 dias para que os candidatos se inscrevam.
Veja também: TJ BA divulga regulamento de concurso
Entenda, logo abaixo, como será o certame da Secretaria.
O total de 70 vagas se destina ao cargo de Analista de Planejamento e Orçamento da SEPLAN RR. Assim, este se distribui nas áreas de:
Nesse sentido, é importante lembrar que, para a especialidade de Planejamento e Orçamento, o candidato deve ter diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação.
Assim, este profissional trabalhará com diversas atribuições como, por exemplo:
No caso do Analista com especialidade em Tecnologia da Informação, também é necessário ter nível superior em qualquer área de formação. Desse modo, o servidor deverá, por exemplo:
Ambos os profissionais da SEPLAN RR, portanto, trabalharão 40 horas por semana, com uma remuneração inicial de R$ 5.853, 23. Contudo, também é possível que estes servidores recebam outros benefícios trabalhistas.
Os candidatos que desejam obter aprovação no concurso da SEPLAN RR deverão passar por todas as fases do processo.
Dessa forma, as etapas consistem em:
Primeiramente, a Prova Objetiva se dividirá nos blocos de Conhecimentos básico e Conhecimentos específicos. O primeiro contará com 50 questões de:
No entanto, o bloca de Conhecimentos específicos será diferente para cada cargo. No caso da área Planejamento e Orçamento serão 70 questões de:
Já para a área de Tecnologia da Informação serão 70 questões de:
Para entender melhor sobre cada disciplina, recomenda-se que o candidato confira o conteúdo programático do edital da SEPLAN RR.
Além disso, os candidatos também farão a Prova Discursiva na mesma ocasião. A prova discursiva valerá 80 pontos, consistindo em um texto dissertativo sobre os conhecimentos específicos de cada cargo, de até 30 linhas.
Estes exames, então, acontecerão no dia 08 de janeiro, com 4 horas e 30 minutos de duração. Contudo, a correção da Prova Discursiva apenas ocorrerá para aqueles aprovados na Prova Objetiva.
Por fim, os candidatos ainda passarão por uma Análise de Títulos, em que haverá a consideração de sua carreira acadêmica e experiência profissional.
Para concorrer às vagas da SEPLAN RR, antes de tudo, é necessário realizar sua inscrição. Portanto, esta apenas ocorrerá de forma online, no site da banca examinadora, ou seja, do Cebraspe.
Na página do certame, então, o candidato poderá acessar diversas informações como, principalmente, o edital. O documento conta com todas as regras do processo seletivo, o que é muito importante que o candidato tenha ciência.
Desse modo, o período de inscrições se iniciou às 10 horas do dia 28 de setembro e vai até às 18 horas de 21 de outubro.
Dentro deste prazo, o candidato deve:
Veja também: Concurso ANP libera instrução para as provas
O valor da taxa será de R$ 78,70, no entanto, é possível solicitar isenção no caso de candidatos que são:
Assim, é importante que estes cidadãos enviem a documentação necessária para comprovar as informações acima. Diferente da maioria dos concursos, o prazo de pedido de isenção será igual ao período de inscrições. Portanto, este pode ocorrer até 21 de outubro.
No dia 21 de setembro, a gestão do estado apresentou um Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) equilibrado. Isto é, isso significa um orçamento com receitas e despesas equilibradas para o próximo ano. A medida é inédita na história de Roraima.
Nesse sentido, é importante lembrar que o projeto contou com estudos da SEPLAN RR. Dessa forma, o órgão priorizou áreas como a educação, saúde e segurança pública.
Assim, os próximos servidores do órgão poderão trabalhar com tarefas como essa.
Veja também: Inscrições para Concurso INSS com 1.000 vagas terminam nesta segunda (03/10)
Sobre a questão, então, o governador Antonio Denarium, recentemente reeleito, declarou que a gestão se comprometeu com o equilíbrio fiscal.
“O compromisso do governo foi o equilíbrio fiscal das contas do Estado, e hoje, pela primeira vez, estamos entregando um projeto de orçamento para a Assembleia com equilíbrio fiscal real. Conseguimos ampliar os recursos para a área social e dobramos os investimentos da agricultura familiar e indígena, tudo isso graças ao trabalho do Governo, que aumentou a arrecadação sem aumentar a carga tributária. É o resultado de uma gestão séria e transparente, que garante o atendimento da população e assegura o equilíbrio das contas públicas”, comentou.