O sentimento de rejeição no trabalho existe, embora nem todo mundo goste de admitir a existência dele. Isso porque muitas pessoas podem associar esse sentimento a um fracasso, afinal, se fui rejeitado, é porque cometi um erro/falha, certo? Bem, não necessariamente…
A rejeição pode aparecer por uma série de motivos, e nem sempre se relaciona com um fracasso. O ideal, nessas circunstâncias, é aprender a escutar as emoções e buscar formas de lidar com a rejeição.
Ao longo deste texto nós destacamos algumas considerações sobre isso. Acompanhe.
O sentimento de rejeição no trabalho pode ser bem doloroso. Ninguém gosta de ser rejeitado, em nenhuma circunstância.
A nossa autoestima tende a ficar abalada, e isso faz com que passemos a duvidar de quem somos, o que fazemos, etc. Inclusive, a Síndrome de Impostor pode dar as caras nesse tipo de situação.
Mas calma! Algumas dicas podem lhe ajudar a pensar sobre isso de outra maneira. Veja:
O primeiro ponto, fundamental, podemos dizer, é aceitar o que você está sentindo. Não tente lutar contra as emoções, pois elas poderão voltar de uma forma mais intensa, mais tarde.
Portanto, ouça o que a sua mente está lhe dizendo. Chore se precisar chorar. Desabafe com alguém de confiança. Viver o seu luto é importantíssimo.
Depois que a sua mente se acalmar um pouquinho, é hora de usar o lado racional para lidar com o sentimento de rejeição no trabalho. O que você pode absorver de conhecimento dessa situação? Quais fatores podem agregar valor para você? Analise a situação com cuidado e paciência.
Às vezes, você não enxerga as aprendizagens de primeira, mas tenha tranquilidade de esperar o momento certo.
Se possível, busque um feedback do seu chefe, gestor ou colega que lhe rejeitou. Isso poderá servir de base na hora de pensar em estratégias de mudança e desenvolvimento profissional.
Em cima do feedback e da autoanálise que você fizer, é hora de impulsionar as suas habilidades. O que deve ser aprendido de novo? Quais outras habilidades devem ser desenvolvidas para que você tenha um crescimento maior?
Pensar sobre tudo isso pode lhe ajudar a lidar com o sentimento de rejeição no trabalho. Afinal, você enxergará novos caminhos para percorrer e irá fortalecer a sua autoestima.
Em cima das suas novas habilidades e do desenvolvimento do que você já sabe, é hora de traçar planos. Faça um plano de ação para a sua carreira e vá em busca do que realmente faz sentido para você.
Assim, à medida que você cresce, é possível perceber que o sentimento de rejeição no trabalho veio como uma força para a mudança. E esse olhar mais positivo pode lhe ajudar a projetar caminhos mais felizes.
Faça esse tipo de plano e veja como isso pode ser interessante e valioso. Boa sorte!