Saiu edital. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) faz saber aos interessados a abertura de seleção para preencher vagas em diversos cargos na instituição. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.
As oportunidades são destinadas aos cargos de Consultor Técnico e Consultor. Para concorrer a primeira função será necessário nível médio com curso Técnico concluído em Automação, Mecatrônica, Eletrotécnica ou áreas afins; ou Nível Médio com competência técnica comprovada por certificação em Automação, Mecatrônica, Eletrotécnica ou áreas afins. Desejável Nível superior em Tecnologia ou Engenharia Mecatrônica, de Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica ou áreas afins. Com experiência mínima de 06 (seis) meses em Automação de Máquinas e Processos industriais. Já o segundo cargo será necessário nível Superior em engenharia; com Experiência: mínima de 06 meses em Projetos Mecânicos.
O salário do Consultor Técnico será de R$ 4.404,18, enquanto o Consultor fará jus ao salário de R$ 5.505,23. A jornada de trabalho será de Segunda à Quinta de 07h30 às 12h e de 13h às 17h30 e Sexta de 08h às 12h e de 13h às 17h. (220 horas mensais).
Veja também – Concursos por Estados: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO |
Sobre os cargos
O Consultor Técnico terá missão de desenvolver produtos, serviços e projetos de acordo com as demandas e necessidades dos clientes; Realizar estudos, pesquisas e diagnósticos, propondo recomendações e soluções de problemas no campo de gestão, da produção de bens e da execução de serviços; Planejar e executar atividades especializadas em processos técnicos específicos do negócio, como: ferramentaria, petróleo, gás, etc.; Analisar e desenhar projetos, desenvolver protótipos, identificar e corrigir as falhas nos projetos; Coordenar, planejar e implementar as ações corretivas e cabíveis na execução dos processos e atividades existentes, visando à melhoria de sua qualidade e produtividade; Atuar como interface da Unidade de Trabalho junto às Unidades de Negócios e clientes, atendendo às demandas e necessidades específicas destes; Representar a Empresa nos projetos que for designado, acompanhando o seu andamento e prestando assistência especializada; Participar da equipe de trabalhos organizacionais atuando dentro das especificações técnicas dos projetos; Especificar ferramental necessário para operações e acompanhamento dos projetos, visando eficiência dos processos técnicos das organizações; Avaliar processos e técnicas aferindo quanto à utilização correta dos processos e ferramentas técnicas observando os padrões de segurança conformidade aos regulamentos, normas ou especificações; Realizar assessoria técnica em empresas e instituições, visando à melhoria de sua qualidade e produtividade; Realizar demais atividades relacionadas ao cargo/função.
Já o Consultor terá que desenvolver Sistemas, Subsistemas e Componentes – SSC´s de produtos de acordo com requisitos dos clientes; Realizar estudos, pesquisas acadêmicas e diagnósticos tecnológicos relevantes para o desenvolvimento de produtos; Propor soluções para problemas relacionados com requisitos do produto; Especificar materiais para os SSC´s; Desenhar SSC´s detalhados de produtos utilizando softwares CAD; Calcular parâmetros técnicos, com ou sem o auxílio de softwares CAE, necessários ao funcionamento adequado dos SSC´s (Ex.: esforços mecânicos, resistência admissível, rotação, frequência, vida útil, fontes de energia, princípio de funcionamento, etc); Especificar processos produtivos necessários à fabricação de SSC´s; Elaborar sequencia de fabricação para a produção seriada de SSC´s; Especificar SSC´s do produto para aquisição junto ao mercado; Projetar e construir protótipos e modelos físicos para fins de avaliação e teste de produtos; Identificar e corrigir falhas nos projetos dos SSC´s; Planejar e realizar atividades necessárias às fases de planejamento, execução, acompanhamento e conclusão dos projetos de inovação tecnológica contratos pelo SENAI; Apoiar a realização de estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos de produtos; Apresentar projetos de inovação tecnológica junto aos clientes, representando o SENAI sempre que designado; Participar da equipe de trabalhos contribuindo com o processo de tomada de decisão e com a troca do conhecimento no âmbito dos projetos; Ministrar palestras, oficinas, aulas teóricas e práticas, em eventos promovidos pela Instituição ou parceiros; Realizar assessoria técnica interna e em empresas/instituições parceiras, visando repasse do conhecimento técnico necessário à melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados; Realizar demais atividades relacionadas ao cargo/função.
Inscrição SENAI 2017
Os interessados poderão efetivar as inscrições no SENAI CETIS das 08h às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os candidatos deverão preencher o Curriculum Vitae; Cópia dos comprovantes de escolaridade (frente e verso); Cópia dos comprovantes de experiência (CTPS e/ou declaração da Empresa); 01 Foto 3×4 atualizada; ficha de inscrição devidamente preenchida (www.sfiec.org.br/rh).
Provas
Os inscritos serão avaliados por prova teórica, prática, currículo e avaliação potencial. Se aprovado, o candidato ainda passará por exames médicos. O Consultor Técnico exigirá conhecimentos de Lógica de Programação, Controladores Lógicos Programáveis, Sistemas SCADA, Sistemas de Controle Industrial (Clássico e Digital), Sensores, Instrumentação, Conhecimento em Integração de Sistemas. Desejável Inglês Intermediário e conhecimento em AutoCAD Eletrical. Domínio de Informática (Sistema Operacional; Editor de Texto; Planilha eletrônica e softwares). Já o Consultor terá que ter conhecimento em Materiais para construção mecânica (metais, polímeros, cerâmicas e compósitos), resistência dos materiais, elementos de máquinas, metrologia (ensaios mecânicos e físico-químicos), tolerância e ajustes, manutenção mecânica, projetos mecânicos, processos de fabricação (usinagem, conformação mecânica, soldagem, etc), Solid Edge e Solid Works; Desejável Inglês instrumental (leitura e escrita); Domínio de Informática (Sistema Operacional; Editor de texto; Planilha eletrônica e softwares). Desejável Formação Pedagógica.
A prova de conhecimentos específicos será composta de questões objetivas e/ou subjetivas que versarão sobre assuntos específicos a cada área de atuação. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) serão classificados para a próxima fase. O conteúdo programático segue a seguir:
Consultor Técnico: Teoria de controle clássico e digital (Conceitos sobre a teoria de controle clássico e digital, Função de transferência, Controle PID, Implementação de controladores por meio de microprocessadores, Conceito básico de Fuzzy e Redes Neurais); Acionamentos eletroeletrônico de máquinas elétricas (Inversores de frequência, Servoacionamento); Redes industriais (MODBUS, CAN OPEN, ETHERNET INDUSTRIAL, PROFIBUS); Robótica industrial (Fundamentos da Tecnologia de Robôs); Controladores Lógicos Programáveis e instrumentação industrial (Estrutura básica de um CLP, Linguagem Ladder e Texto Estruturado); Sistema supervisórios (Arquitetura de sistemas SCADA, IHM, Componentes de um sistema de supervisão, Scripts); Proficiência da língua Inglesa (leitura, escrita e compreensão textual).
Consultor: conhecimentos de Materiais para construção mecânica (metais, polímeros, cerâmicas e compósitos), resistência dos materiais, elementos de máquinas, metrologia (ensaios mecânicos e físico-químicos), tolerância e ajustes, manutenção mecânica, projetos mecânicos, processos de fabricação (usinagem, conformação mecânica, soldagem, etc).
Disposições Gerais
A validade do cadastro reserva será de 01(um) ano, a contar da data de início do período de inscrição, estabelecido no edital deste aviso, podendo ser prorrogado a critério da Instituição; O prazo para interposição de recursos será de 01 (um) dia útil, contado a partir da data de divulgação do resultado de cada fase do processo seletivo; O candidato aprovado que for convocado, posteriormente, para o provimento de vagas que surjam no período de validade desta seleção e que não tenham interesse na contratação, conforme necessidade da Instituição deverá manifestar por escrito ou por e-mail sua renúncia da vaga, ficando eliminado do processo seletivo a partir desta data.
Os editais e demais publicações poderão ser conferidos aqui: Edital SENAI 2017.