Depois de um intervalo de um mês sem liberações, o vale-gás nacional deverá ser retomado neste mês de fevereiro. Segundo as informações oficiais, a ideia é realizar as liberações entre os dias 13 e 28 deste mês, seguindo a lógica de depósitos nos dez últimos dias úteis.
Em fevereiro, os pagamentos do vale-gás nacional deverão acontecer nas mesmas datas do Bolsa Família. Nos dois casos, o cidadão precisa atentar para o final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo em sua conta poupança social digital.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado do vale-gás nacional para este mês de fevereiro.
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Embora ainda não tenha divulgado oficialmente o valor dos pagamentos do vale-gás nacional para o mês de fevereiro, o Governo Federal já adiantou que o processo de liberação do saldo será correspondente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg.
Quem define este patamar é a Agência Nacional de Petróleo (ANP). A tendência é que eles divulguem o número nos próximos dias. Seja qual for o valor, ele será pago para todos os usuários que fazem parte do programa independente da quantidade de integrantes que residem em uma mesma casa.
Movimentação do vale-gás nacional
Como dito, os pagamentos do vale-gás nacional são sempre depositados no sistema da conta poupança social digital. Para realizar a movimentação, basta usar o app do Caixa Tem, que está disponível para download.
Através do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em casas lotéricas. O código também pode ser usado em caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.
O cidadão também pode usar o cartão do Auxílio Brasl para movimentar o dinheiro do vale-gás nacional. Como os saldos dos dois programas são depositados em uma mesma conta, o processo de movimentação é basicamente o mesmo.
Frequência dos pagamentos
O Vale-gás nacional é um programa social de caráter bimestral. Assim, é possível dizer que as liberações do saldo acontecem sempre a cada dois meses. O último depósito aconteceu em dezembro do ano passado, e o próximo deve ocorrer em fevereiro.
Para este ano de 2023, há repasses do vale-gás nacional confirmados ainda para abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Não é necessário realizar uma inscrição direta para fazer parte do programa. As seleções acontecem de maneira automática, com base nas informações contidas no Cadúnico.
Dentro do Governo Federal, há uma ala que defende a fusão do vale-gás nacional com o Bolsa Família, o que poderia gerar um novo programa social. Contudo, o fato é que ainda não há uma decisão final sobre este assunto.