No dia 12 de junho de 2023, uma importante mudança entrará em vigor no acesso ao eSocial, o sistema do Governo Federal que centraliza as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas.
A partir de 12 de junho de 2023, será obrigatório utilizar o acesso ao eSocial por meio do portal gov.br nível ouro ou prata, encerrando assim a utilização do antigo código de acesso.
De forma geral, antes de falarmos sobre a mudança no acesso, é importante entender o que é o eSocial. Assim sendo, trata-se de um projeto do Governo Federal que unifica as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas em um único sistema. Dessa maneira, o objetivo é simplificar e otimizar o envio dessas informações, facilitando o cumprimento das obrigações legais.
Contudo, uma das principais razões para o fim do código de acesso e a adoção do acesso via gov.br nível ouro ou prata é a busca por maior segurança no envio e no acesso às informações do eSocial.
O código de acesso, anteriormente utilizado, tinha o potencial de ser compartilhado ou facilmente descoberto, o que poderia resultar em problemas de segurança e até mesmo em fraudes.
Desta maneira, com a adoção do acesso via gov.br nível ouro ou prata, são utilizados mecanismos de autenticação mais robustos, como o Certificado Digital.
Em suma, o gov.br é o portal do Governo Federal que reúne diversos serviços e informações em um único lugar. Assim sendo, o acesso é realizado por meio de um login único, que pode ser feito por CPF ou certificado digital.
Desta maneira, com o nível ouro ou prata, o usuário tem acesso a serviços e funcionalidades mais avançadas, além de uma autenticação mais segura.
De forma sucinta, a mudança para o acesso via gov.br nível ouro ou prata traz diversas vantagens para as empresas. Assim sendo, além da maior segurança, essa modalidade de acesso permite uma integração mais eficiente com outros serviços e sistemas do governo.
Também facilita o acesso a informações atualizadas e personalizadas, tornando mais fácil o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Além disso, é uma tendência global a adoção de mecanismos de autenticação mais seguros, e o Brasil está seguindo essa direção.
Para realizar o acesso ao eSocial via gov.br nível ouro ou prata, é necessário obter um certificado digital, que pode ser adquirido em entidades certificadoras autorizadas.
Assim sendo, com o certificado digital em mãos, o usuário poderá fazer o login no portal gov.br. Assim sendo, poderá acessar todas as funcionalidades do eSocial de forma segura e prática.
A mudança no acesso ao eSocial, que passa a exigir o uso do portal gov.br nível ouro ou prata, representa um avanço importante em termos de segurança e eficiência. Dessa forma, o fim do código de acesso traz benefícios tanto para as empresas. Visto que terão acesso a um sistema mais seguro e integrado, quanto para o governo, que poderá contar com informações mais confiáveis e atualizadas.
Portanto, é fundamental que as empresas se preparem para essa transição. Assim, devem adotar o acesso via gov.br nível ouro ou prata para garantir a conformidade com as obrigações legais. É importante ressaltar que o eSocial é uma obrigatoriedade das empresas e, por isso, é necessário se adequar às normas atuais do governo. Haja vista, a necessidade de manter a sua empresa em dia com o Fisco.