O seguro-desemprego é um direito de todo trabalhador de carteira assinada. Por meio dele, é possível garantir a proteção financeira da sua família pelo período em que estiver a procura de uma nova oportunidade.
Este mês, o Governo Federal anunciou duas parcelas extras do benefício para os trabalhadores. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas implantado pelo governo para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul, vítimas das fortes chuvas que atingiu o estado.
A seguir, entenda como vai funcionar o pagamento do seguro-desemprego para este grupo e conheça outros benefícios para a população gaúcha.
Nas últimas semanas, um grande desastre climático afetou o Rio Grande do Sul, deixando 90% do estado totalmente alagado. Assim, milhares de pessoas ficaram desabrigadas, perderam a vida ou ainda estão desaparecidas.
Dessa forma, a sociedade e o governo se uniram, a fim de ajudar o estado diante das suas necessidades atuais.
Um dos benefícios do Governo Federal será o acréscimo de mais duas parcelas extras do seguro-desemprego para os trabalhadores gaúchos. Entenda como vai funcionar:
Para saber o valor que o trabalhador vai receber do seguro-desemprego em 2024, é necessário calcular o seu salário médio. Dessa forma, confira a tabela com o salário médio e o valo do benefício:
Ademais, é importante destacar que o valor do seguro-desemprego não pode ser inferior ao salário mínimo nacional.
Para ter direito ao seguro-desemprego, é preciso se enquadrar em uma das seguintes situações:
As regras são diferentes para as pessoas que darão entrada pela primeira, segunda ou terceira vez. Assim, confira quantos meses o trabalhador deve ter de contribuição em cada vez que solicitar o seguro-desemprego:
Além disso, é importante lembrar que quanto maior for o tempo de contribuição (o tempo que o trabalhador permaneceu de carteira assinada na empresa), maior será a quantidade de parcelas de seguro-desemprego. Por isso, confira a tabela:
Além do pagamento de 2 parcelas extras do seguro-desemprego, o conjunto de medidas do Governo Federal reúne ainda outros benefícios para a população do Rio Grande do Sul. Ao todo, R$ 50,9 bilhões serão destinados para antecipações e outros benefícios.
Assim, confira outras medidas que fazem parte da iniciativa: