Seguro Defeso: INSS faz parceria para envio de dados para o Governo
De acordo com as informações oficiais, INSS e Ministério da Cidadania fizeram parceria para resolver questão do Seguro Defeso
O Ministério da Cidadania e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram uma parceria e estão compartilhando dados nas últimas semanas. Acontece que a pasta é responsável pelos pagamentos do Auxílio Brasil. Já a autarquia paga as parcelas do Seguro Defeso para os pescadores. E esse é o motivo do envio de dados.
Acontece que o Governo Federal decidiu que as pessoas que fazem parte do Auxílio Brasil não podiam acumular o dinheiro do benefício com o Seguro Defeso. Pelo que se sabe até aqui, isso infringe as regras do programa em questão. Por esse motivo, ficou decidido pela suspenção da quantia do projeto por esse período.
Para quem não sabe, o Seguro Defeso é um programa previdenciário destinado aos pescadores que são proibidos de pescar durante o período da piracema em suas regiões. Quando isso acontece, eles passam a ganhar esse montante do INSS como uma maneira de tentar atenuar a falta de renda gerada pela proibição da pesca.
Durante este período de tempo, o Governo achou melhor suspender os pagamentos do Auxílio Brasil para essas pessoas. No entanto, assim que o Seguro Defeso chegar ao fim, eles retornam para o programa imediatamente. Não há necessidade de se fazer um novo pedido ou uma nova inscrição.
Para tentar facilitar essa questão, o Ministério da Cidadania decidiu fazer uma espécie de parceria com o INSS. A ideia é que a autarquia envie as informações necessárias para a pasta a fim de descobrir quem são as pessoas que estão recebendo esse benefício e assim começar o processo de suspensão do projeto.
Falhas no Seguro Defeso
De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente está recebendo a notificação de suspensão do Auxílio Brasil sem nunca ter recebido o Seguro Defeso. Esses cidadãos alegam que estariam sendo vítimas de uma injustiça.
Segundo a maioria desses relatos, o erro estaria acontecendo apenas com essa notificação. Eles afirmam, em sua maioria, que os pagamentos do Auxílio Brasil estariam caindo normalmente mesmo depois da chegada dessa mensagem.
Se o dinheiro não caiu para você mesmo que você não receba o Seguro Defeso, então a saída é entrar em contato com o Ministério da Cidadania, com o INSS e até mesmo com a Caixa Econômica Federal para entender o que aconteceu de fato com o seu perfil específico.
O programa
A ideia inicial do Auxílio Brasil, aliás, é ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social neste momento no país. Neste sentido, o objetivo é basicamente o mesmo que se via no antigo Bolsa Família.
De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 3,5 milhões de pessoas entraram no programa em questão desde o início dos pagamentos deste ano. Ao todo, o projeto atendeu cerca de 18 milhões em fevereiro.
Para o mês de março, o Governo ainda não divulgou quantos usuários irão receber o benefício em questão. Portanto, o que se sabe mesmo é que os cidadãos que já estão na folha de pagamento não irão precisar fazer nenhum tipo de pedido de renovação. A inscrição é automática.