No Brasil, cerca de 35% dos cidadãos já tiveram seu telefone roubado. Por mais que se tenha cuidado, muitos já ficaram sem o aparelho por vários motivos e tiveram diversas dores de cabeça. Mas, e se você contratar o seguro de celular?
Seja pela tela quebrada, bem como por roubo, ficar sem o smartphone gera muitas dores de cabeça, além dos gastos inesperados. Contudo, a alternativa que evita esse estresse é a contratação do seguro de celular. Para te auxiliar na proteção do smartphone, confira na matéria desta terça-feira (21) do Notícias Concursos, algumas dicas que ajudarão a tomar uma boa decisão.
6 dicas ótimas para escolher o melhor seguro de celular
1.Atente-se à cobertura
A cobertura é a proteção oferecida para os clientes. Você contrata a cobertura para determinadas situações, como quebra, furto, roubo, por exemplo)os eventos (como roubo, furto ou quebra do aparelho, por exemplo). Isso significa que se tiver sinistro, haverá indenização. Assim, é importante salientar os tipos de cobertura.
- A cobertura para roubo – Protege o aparelho quando você sofre ameaças e é abordado violentamente;
- Em caso de furto – Há o furto simples e o qualificado. O simples é classificado assim quando o bandido leva o celular sem vestígio, sem que a vítima veja. Já o qualificado ocorre quando o celular é roubado sem a vítima perceber, mas fica um resquício qualquer para trás;
- Caso você seja atrapalhada ou distraída, é importante considerar a cobertura contra os danos, como quebra de telas, de peças, ou danos por líquidos. Os gastos para consertos comumente são altíssimos nas assistências especializadas.
2.Verifique a carência
Carência é o tempo após a contratação onde não tem cobertura. Esse tempo varia de acordo com a seguradora. Dessa forma, pesquise, compare e depois decida.
3.Analise a indenização oferecida
A indenização ocorre destas formas:
- A seguradora fica com todos os custos de conserto depois de encaminhá-lo para a assistência técnica;
- A empresa oferece um aparelho novo para cobrir o que foi roubado e danificado;
- O cliente é indenizado em dinheiro, caso a opção esteja em contrato.
4.Atenção na franquia
??Franquia é uma espécie de taxa que se paga quando se aciona o seguro para que pague os reparos. Os valores variam, chegando a 25% do preço do aparelho, a depender da seguradora.
Cabe ressaltar que o valor é determinado em apólice. Além do mais, não se faz o pagamento para a seguradora, mas para quem consertará o aparelho.
5.Facilidade na contratação
O mercado dos seguros geralmente é burocrático. Um processo simples ao contratar faz toda a diferença, evitando a dor de cabeça. Por isso, corra das letrinhas miúdas.
6.Verifique a reputação que a seguradora tem
Quando for escolher o seguro, verifique a reputação que a empresa tem. Olhar na plataforma do Reclame Aqui é uma boa ideia. Nesta página, você consegue visualizar todas as avaliações dos consumidores acerca do serviço prestado.
É importante também acessar o endereço eletrônico da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Ela regula todas as empresas do mercado de seguro de celular, então, pode saber se a seguradora tem ou não registro.