Segundo turno das Eleições 2022: Por que aconteceu? Quando ocorrerá? - Notícias Concursos

Segundo turno das Eleições 2022: Por que aconteceu? Quando ocorrerá?

As eleições 2022 terão um segundo turno. Nenhum dos candidatos conseguiu alcançar 50% mais um dos votos válidos. Lembrando que foram descontados os votos em branco e nulos.

As eleições 2022 terão um segundo turno. Nenhum dos candidatos conseguiu alcançar 50% mais um dos votos válidos. Lembrando que foram descontados os votos em branco e nulos.

Devido à falta da porcentagem, será necessária uma segunda disputa no dia 30 de outubro. Vale ressaltar que em outros sete estados haverá uma segunda votação para o cargo de governadores.

Primeiro e segundo turnos

Desde a redemocratização do país, apenas duas vezes não teve um segundo turno nas eleições presidenciais. Nos anos de 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno. Mas afinal, quando há um segundo turno nas eleições?

Esta é uma dúvida de muitos eleitores, mas também muito fácil de ser esclarecida. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Constituição Federal, não basta ser o candidato mais votado para ganhar em primeiro turno.

Para resumir, é necessário que o candidato tenha o maior número de votos válidos. Ou seja, conforme o artigo 77 da Constituição de 1988, “será considerado eleito presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

Sendo assim, o candidato deve obter mais da metade dos votos válidos para conseguir a eleição. Em outras palavras, o segundo turno acontece quando nenhum dos candidatos consegue atingir a maioria de votos válidos, que é a soma total dos votos específicos.

“Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até 20 dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos”, diz a Constituição.

Horário de votação 

Desta vez, o horário de início e encerramento das votações foi unificado em todo o país, sendo das 8h às 17h, conforme o horário de Brasília. Diante disso, nos estados que possuem fuso horário, foi necessário ajustar os prazos, confira:

  • Das 7h às 16h: Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e algumas seções do Amazonas;
  • Das 6h às 15h: Acre e algumas seções do estado do Amazonas (localizadas em áreas com mesmo fuso horário do Acre);
  • Das 9h às 18h: Fernando de Noronha (PE).

Desse modo, é possível que o TSE comece a apuração dos votos a partir das 17h, horário de Brasília.

Segundo turno

A princípio, Lula e Bolsonaro terão mais três semanas de campanha. Isso porque, segundo o TSE, a votação do segundo turno será no dia 30 de outubro.

Segundo informações iniciais, a campanha do primeiro turno deste ano de 2022, por lei, contou com 46 dias, a mais curta desde 1994. A princípio, desde 15 de agosto, Lula e Bolsonaro já despontavam como os únicos candidatos com chances reais de segundo turno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?