O sedentarismo é um tema atual e que está muito presente na sociedade. Desse modo, torna-se pauta frequente de debates na mídia, nas redes sociais, assim como em projetos sociais e governamentais.
E por isso, vale muito a pena ficar por dentro do assunto, visto que ele poderá ser cobrado em questões e redações de vestibulares, assim como do ENEM.
O sedentarismo se caracteriza pela falta e ou então ausência de atividades físicas, e desse modo o indivíduo tem um gasto calórico pequeno, além de uma má alimentação.
A saber, o sedentarismo faz parte do dia a dia de boa parte da população e por isso é considerado um problema de saúde pública.
Para ser considerada uma pessoa sedentária, a pessoa não consegue gastar mais de 2200 calorias semanais com atividades físicas.
Como falamos acima, o sedentarismo é caracterizado pela ausência de atividades físicas e uma má alimentação. Desta forma, alguns fatores que caracterizam o sedentarismo são, por exemplo:
O sedentarismo pode desencadear diversas consequências. Podemos citar por exemplo:
O sedentarismo não é exclusivo apenas dos adultos, muitas crianças e adolescentes acabam tornando-se sedentárias por diversos fatores.
A saber, segundo especialistas, várias crianças abandonam o ato de brincar e se exercitar, para ficar horas na frente da televisão, smartphones, tablets, assim como outros eletrônicos.
Além disso, muitas crianças adoram comer alimentos mais calóricos e industrializados como doces, chocolates, refrigerantes, bolacha recheada entre outros.
Como resultado, a saber, podem desenvolver pressão alta, diminuir os hormônios de crescimento, problemas respiratórios, além de aumentar a chance de torna-se uma pessoa obesa.
O sedentarismo está presente em toda a sociedade. Consiste em um dos principais causadores de outros problemas de saúde, de acordo com especialistas.
O acompanhamento com um especialista para ajudar em uma dieta balanceada, além de exames para poder realizar atividades físicas, são primordiais para começar a sair do sedentarismo.