TRT de Pernambuco está oferecendo vagas de estágio remunerado de nível superior para pessoas que são acadêmicos dos cursos de Direito e outros cursos superiores. Por isso que hoje, nós falaremos sobre esta oportunidade para trabalhar no Tribunal Regional de Trabalho pernambucano.
Informações Básicas do processo seletivo do TRT de Pernambuco
Entre as principais informações do processo seletivo para estágio remunerado estão:
Em primeiro lugar, o processo seletivo tem em vista suprir as necessidades do setor administrativo do TRT de Pernambuco. Sendo assim, a responsabilidade da execução do processo será do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – SUSTENTE: www.sustente.org.br;
Vale dizer que a contratação ocorrerá no período de 6 meses, podendo ser prorrogado por até 2 anos. Além disso, o período de inscrição é de 19 de dezembro de 2022 a 20 de janeiro de 2023.
Não haverá cobrança de inscrição para o processo seletivo. Aliás, os candidatos deverão optar por um cargo em específico constante no edital. Quem for aprovado, terá a carga horária de trabalho de 20 horas semanais, seguindo o horário de funcionamento das unidades do TRT de Pernambuco.
Por fim, a remuneração será em forma de Bolsa Complementar Educacional no valor de R$ 1.035,00. Além disso, o estagiário receberá auxílio transporte, seguro de vida, recesso de 30 dias ou proporcional ao período de estágio realizado. Vale lembrar que a prova será completamente online, no dia 10 de fevereiro de 2023, com início às 14 horas.
Qual a exigência existente para a assinatura do contrato, considerando o período da graduação?
São exigências para assumir o processo seletivo, que o estudante esteja nos seguintes períodos:
- Cursos de 11 períodos: estar entre o 4º ao 10º período;
- Cursos de 10 períodos: estar entre o 4º e o 9º período;
- Cursos de 9 períodos: estar entre o 3º e o 8º período;
- Cursos de 8 períodos: estar entre o 3º e o 7º período;
- Cursos de 7 períodos: estar entre o 2º e o 6º período;
- Cursos de 5 períodos: estar entre o 2º e o 4º período;
- Cursos de 4 períodos: estar entre o 2º e o 3º período;
- Cursos de 5 anos: estar entre o 3º e o 4º ano;
- Cursos de 4 anos: estar entre o 2º e o 3º ano.
Quais são as vagas oferecidas neste processo seletivo do TRT de Pernambuco?
O processo seletivo oferece 70 vagas, assim, distribuídas:
- Há vagas para o curso de direito em: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru, Goiana, Palmares, São Lourenço da Mata, Araripina, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Catende, Escada, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Nazaré da Mata, Pesqueira, Petrolina, Ribeirão, serra talhada, Timbaúba;
- Há vaga para a cidade de Vitória de Santo Antão: para acadêmicos do curso de arquivologia;
- Há vagas para a cidade de Recife, para acadêmicos dos cursos de: Ciências Contábeis, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Design Gráfico, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Fotografia, Gestão Ambiental, História, Jornalismo, Museologia, Psicologia, Secretariado, Serviço Social.
Como serão as provas do processo seletivo?
Como dito anteriormente, as provas serão realizadas de forma online no dia 10 de fevereiro de 2023, com início às 14 horas.
Agora, confira algumas orientações sobre a realização da prova. Então, o candidato se responsabiliza pela conectividade durante o período de realização da prova online.
Sobre o teste em si, ela será composta por questões de múltipla escolha, contendo 5 alternativas e somente uma resposta correta. As provas podem ser randômicas, isto é, as questões são escolhidas aleatoriamente. Além disso, elas são gravadas, vale dizer que no momento da inscrição, o candidato já permite esta gravação.
Aliás, é importante ficar de olho no equipamento: se a webcam não funciona ou estiver desligada, automaticamente acontecerá a exclusão do candidato. O cronômetro virtual será o responsável pelo início e final do teste.
Por fim, o exame será composto de 40 questões, sendo que cada uma terá o valor de 2,5 pontos que totaliza 100 pontos. Para ter a aprovação, o candidato precisa acertar mais de 50% da prova objetiva.
Para o curso de Direito, a prova objetiva constará de 40 questões, sendo:
- Língua Portuguesa (5 questões);
- Conhecimentos Específicos (35 questões).
Já para os outros cursos, a prova terá 40 questões, sendo:
- Língua Portuguesa (20 questões);
- Informática (10 questões);
- Conhecimentos gerais (10 questões).
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no site da instituição no dia 14/03/2023. Abrindo neste momento, o prazo para recurso, em 2 dias úteis. Por fim, no dia 17/04/2023 haverá a divulgação do Resultado Final. Então, se mora em Pernambuco e busca a oportunidade de um estágio, não perca a data de inscrição, assim como, o dia da realização da prova.