Se você NÃO sabe, ESTES são os benefícios de contratar um CONSÓRCIO - Notícias Concursos

Se você NÃO sabe, ESTES são os benefícios de contratar um CONSÓRCIO

Entenda mais sobre a modalidade para aquisição de bens

Mesmo com uma crise econômica que vem assolando o país, as vendas de consórcios aumentaram significativamente aqui no Brasil. Mas, o que isso reflete? Os brasileiros, finalmente, com mais tempo para pesquisar bons negócios, descobriram os benefícios do consórcio? Saiba mais na matéria desta quarta-feira (22) do Notícias Concursos.

O que seria realmente um consórcio?

Em suma, um consórcio é um tipo de financiamento, mas em conjunto. Ademais, na prática, é um grupo composto por pessoas com mesmo interesse na obtenção de um bem, por exemplo, uma casa. Nesse sentido, vê-se os benefícios do consórcio, onde os envolvidos contribuem para fundos objetivando cobrir despesas eventuais durante a tal aquisição da casa.

Mensalmente, o contribuinte do fundo se reúne em assembleia com os outros, onde se divulga os resultados. Então, faz-se um sorteio para apresentar o (s) consumidor(es) que poderá (ão) usar o crédito que foi investido. Dessa forma, o grupo tem igualdade para concorrer ao direito de usar o valor do fundo disponível.

Além do mais, se o consumidor não quiser aguardar até o fim do sorteio para se contemplar, é possível também dar lances. Assim, o processo funciona tal como leilão, onde aquele que dá o lance maior, tem o direito à carta de crédito.

Os benefícios do consórcio

Se você NÃO sabe, ESTES são os benefícios de contratar um CONSÓRCIO
Se você NÃO sabe, ESTES são os benefícios de contratar um CONSÓRCIO – Foto: Canva Pro

Entre as inúmeras vantagens do consórcio, listam-se as principais:

  • Não se paga entrada – Em se tratando de autofinanciamento, a vantagem é não pagar entrada. Assim, o cliente paga apenas o valor das parcelas pré-estabelecidas, não se preocupado com nenhum valor adicional;
  • Lance embutido – Aqui o cliente usa a carta de crédito de forma a deixar o lance mais competitivo. Dessa forma, mesmo sem o dinheiro nas mãos ele consegue dar lances, recebendo o desconto somente no total de sua carta de crédito;
  • Não tem cobrança dos juros – Como é um “financiamento conjunto”, não se aplica juros em relação à aquisição do bem. Tal ação acontece porque tudo é feito com o recurso investido pelos participantes do grupo, os consorciados;
  • Crédito flexível – O consorciado pode usar a carta de crédito para comprar o que quiser e quando quiser, desde que seja um bem da mesma categoria classificada do grupo.

Vale a pena mesmo investir em consórcio?

Para saber se vale a pena ou não, leva-se em consideração vários pontos. A sugestão é que sempre se priorize alguns quesitos, tais como:

  • Urgência para adquirir o bem;
  • Sem juros é algo extremamente relevante;
  • Valor das prestações altas ou baixas é relevante;
  • Ter valor disponível para entrada do bem.

Respondendo essas perguntas é possível decidir se um consórcio é algo adequado ao que se procura para aquisição de bens. Nesses casos, deve-se lembrar que não tem certo ou errado, apenas objetivos diferentes.

Portanto, ressaltamos que vale a pena pensar bem e analisar os benefícios do consórcio e de outras modalidades de crédito e financiamento. Assim, é possível adquirir o investimento mais viável segundo seu perfil de consumidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?