Algumas atitudes podem banir a sua conta no WhatsApp. Como qualquer outro aplicativo, o mensageiro possui políticas e regras. Em razão disso, caso sejam descumpridas, o usuário pode ser prejudicado tendo a sua conta suspensa ou cancelada, por exemplo.
O que o WhatsApp proíbe?
- Enviar ou encaminhar mensagens ilegais
O WhatsApp pune qualquer mensagem com intuito ofensivo, seja no sentido religioso, étnico, sexual, entre outros tipos de preconceito. Desse modo, caso o assédio seja denunciado ou identificado, haverá consequências.
- Enviar vírus
Outra atitude que pode comprometer a conta do usuário, é mandar links suspeitos. Desse modo, verifique a procedência do link e qual conteúdo ele tem após enviá-lo no mensageiro. Algumas vezes essas bombas são malwares, ou seja, vírus.
- Incentivar crimes e atitudes inadequadas
Também é proibido organizar crimes e fazer vítimas no aplicativo. Sendo assim, fique distante desse tipo de situação, que, futuramente pode virar histórico de acusações.
- Criar contas falsas
Tentar se passar por alguém também é proibido pelo WhatsApp e considerado crime de identidade ideológica. Assim, não faça um perfil fake para tentar se divertir ou enganar os demais usuários.
- Usar ou criar aplicativos falsos
O uso de aplicativos alternativos ao mensageiro também pode levar ao banimento no WhatsApp, isso porque, outros desenvolvedores podem lucrar sobre a plataforma de mensagens instantâneas.
- Cometer SPAM
Enviar a mesma mensagens várias vezes poder ser visto como SPAM, sendo assim, caso queira divulgar alguma coisa, recorra ao status do WhatsApp.
Como recuperar uma conta bloqueada no WhatsApp?
O WhatsApp disponibiliza a confirmação de duas etapas para proteger ainda mais a conta no aplicativo. Embora os dados sejam protegidos com criptografia, recorrentemente criminosos conseguem invadir e clonar a conta.
Porém, quando isso acontece o sistema do mensageiro realiza um procedimento de bloqueio da conta simultaneamente. Assim, os criminosos não conseguem acessar as informações do usuário.
Sendo assim, para recuperar a conta ‘roubada’, é necessário entrar no WhatsApp com o número de telefone e verificar o usuário com uma chave de acesso com seis dígitos, recebida por SMS.
Feito isto, o invasor que estiver usando a conta será desconectado imediatamente, uma vez que o código extra de segurança indica o verdadeiro dono da conta.
Vale ressaltar que o WhatsApp fica bloqueado durante 12h. Após esse período, a conta pode ser usada novamente.