Nem sempre é fácil conseguir se colocar em primeiro lugar. Às vezes, devido ao carinho ou à admiração que temos por alguém, podemos nos sujeitar a situações desagradáveis, colocando o outro como uma prioridade e nos esquecendo de que nós somos a pessoa mais importante de nossas vidas.
No longo prazo, a repetição desse tipo de caso pode resultar em problemas de autoestima, dificuldades para manter boas relações e diversas questões de saúde mental.
Por conta desse cenário, desenvolvemos este guia com sugestões que podem ajudar você nessa jornada de se colocar como uma prioridade da própria vida. Vamos juntos?
Como conseguir se colocar em primeiro lugar?
Manter uma visão mais analítica das situações pode ser um bom ponto de partida para se colocar em primeiro lugar. Isso porque, em muitos casos, podemos agir no modo “piloto automático”, não dando muita atenção às nossas ações. O problema é que essa automatização pode resultar em atitudes que negligenciam a nós mesmos, colocando o outro sempre acima de nós.
Assim sendo, antes de aceitar tudo o que a outra pessoa solicita, pense nos prós e contras. Isso pode ser um excelente exercício. Além dele, outras atitudes podem ser bem interessantes, como por exemplo:
1. Pratique o autoconhecimento e saiba mais sobre os seus limites
Você sabe exatamente quais são os seus pontos fortes e fracos? Sabe o que é aceitável para você, e o que é inadmissível? Esse conhecimento é valioso e pode ajudar na hora de se colocar em primeiro lugar.
Isso porque, muitas vezes, podemos permitir que os outros passem por cima de limites e princípios que temos por, simplesmente, nunca termos pensado sobre determinados assuntos.
Dito de outro modo, pense sobre o que é aceitável e não aceitável dentro de um relacionamento. Saiba quais são os seus limites nesse sentido e deixe-os claro para o outro.
2. Entenda o poder do “não”
O “não” pode nos livrar de grandes ciladas. Aprender a dizê-lo é imprescindível para se colocar em primeiro lugar.
Afinal, o “não” não é ruim. Ele tem um papel muito importante na vida de qualquer pessoa! Com ele você impõe limites, mostra respeito com relação ao outro – por exemplo, negando algo que sabe que não dará conta de entregar -, e ainda escapa de “enrascadas”. Não tenha medo de negar.
3. Pense que você é a sua companhia mais importante
Para se colocar em primeiro lugar você deve pensar que é a companhia mais importante da sua vida. Afinal, é a que está ao seu lado em todos os momentos da sua história. Enxergar-se por essa perspectiva pode elevar o amor-próprio e a compreensão da própria importância.
4. Invista mais no autocuidado
Cuide de você. Tenha um hobby. Faça psicoterapia. Exercite-se.
Tudo isso, somado a outros hábitos saudáveis e de autocuidado, podem ajudar na hora de se colocar em primeiro lugar.
Afinal, se você não fizer isso por você, quem fará?
5. Respeite as suas emoções e aprenda a escutá-las
Por fim, não se esqueça de ouvir as suas emoções e respeitá-las. Elas têm muito a dizer e refletir sobre elas pode ajudar na hora de reagir nas mais diversas situações.
Priorize-se e seja feliz!