Tudo que fazemos na vida financeira fica registrado através do CPF. Desta forma, deixar de pagar contas, utilizar muito o cheque especial e renegociar dívidas antigas, por exemplo, podem gerar um histórico pouco valorizado.
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Os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC são os responsáveis por computar todos as nossas ações financeiras. Neste sentido, assim que nos movimentamos no mercado, cria-se uma pontuação, também conhecida como score, que muitas vezes é usado por bancos para concessão serviços específicos.
Como citado anteriormente, o score é uma pontuação atribuída por órgãos de proteção ao crédito, que usam algumas técnicas e mecanismos para determinar quais as chances de o consumidor se tornar inadimplente.
Neste caso, são utilizadas informações como a renda mensal do cidadão, a média de gasto mensal e qual sua posição diante dívidas, por exemplo. Tais recursos podem determinar que o consumidor consiga pagar o financiamento que deseja contratar.
A pontuação pode variar de 1 a 1.000, neste sentido, quanto maior a pontuação, menor a possibilidade de o consumidor se tornar inadimplente. No geral, o cidadão que garante uma boa nota pode conseguir crédito com custo ou juros menores.
O score pode afetar a decisão de uma instituição financeira diante a solicitação de um empréstimo ou financiamento. Ele é usado como um “termômetro”, para identificar que o consumidor é capaz de pagar a dívida. Sendo assim, a depender da pontuação o cidadão pode ter mais facilidade ou dificuldade em ser aprovado em um empréstimo.
Logo, um score mais baixo pode levar a instituição a negar uma operação de crédito, segundo o Banco Central, pois supõe-se risco de inadimplência dessa operação. Ademais, os bancos também podem exigir mais garantias para realizar o serviço, ou aplicar taxas de juros mais altas, além de condições menos vantajosas para o pagamento.
Os consumidores podem consultar a sua pontuação nos sites dos diversos órgãos de crédito. No entanto, será necessário fazer um cadastro antecipadamente para ter acesso ao score. O portal deve solicitar o nome completo, número do CPF e número de telefone para o registro.
Contudo, é importante ressaltar que é possível aumentar a pontuação. Para isso, o consumidor deve manter um bom histórico financeiro, pagando todas as suas dívidas na data certa e não gastando mais que devia. Para os inadimplentes, resolver as pendencias é o primeiro passo.