Jardim zen em casa: Saiba por que você PRECISA ter um

jardim zen em casa pode ser visto como uma estratégia muito eficiente de relaxamento, concentração e prazer. Isso porque ele é capaz de trazer boas sensações e fazer com que você se sinta mais conectado consigo mesmo.

Para saber mais sobre esta incrível possibilidade, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

O que é um jardim zen?

Um jardim zen nada mais é do que um espaço em sua casa onde você pode meditar, relaxar e refletir, a partir de uma composição de areia, cascalho, água e plantas que são capazes de trazer bem-estar para você.

Além disso, trata-se de um jardim que tem por objetivo desconectar você da correria da rotina, fazendo com que você “converse” com o seu eu interior. Ter um destes jardins em casa é abrir portas para dias mais tranquilos e equilibrados.

Como fazer um jardim zen em casa?

Para fazer um jardim zen em sua casa você não necessita de grandes espaços. Mas sim, pode prepará-lo em uma caixinha de madeira sobre um aparador, ou até mesmo em todo o seu quintal. O importante é que ele contemple todos os itens indispensáveis, que são:

  • Água: Representa o ciclo da vida, com início, meio e fim. Em jardins pequenos, a água é representada pelas pedras.
  • Cascalho e areia: Representam caminhos e a evolução do ser humano ao longo de toda a sua vida.
  • Pedras: Podem representar tanto a água, como citamos, como também a resistência e a força de uma pessoa.
  • Lanternas e luzes: Considerada importante para a mente, limpando as nuvens de ignorância e iluminando o conhecimento.
  • Ponte: A ponte simboliza a passagem que acontece entre o mortal para o sagrado.
  • Plantas: Promovem cor, aconchego e vida.
  • Ancinho: O ancinho é feito para que você desenhe as ondas na areia, como uma prática de relaxamento. As ondas representam a beleza e os movimentos do mar, que são capazes de acalmar os ânimos e trazer mais clareza para as ideias.

Quais os benefícios?

  • Espaço para meditação: Em um jardim zen você pode meditar e esquecer-se da rotina corrida, repondo suas energias de uma maneira calma e tranquila.
  • Relaxamento e bem-estar: Depois de um dia de estresse e muito corrido, você pode relaxar e sentir uma sensação de bem estar ao desenhar as ondas na areia, representando os movimentos do mar, por exemplo.
  • Conectar-se com suas ideias e pensamentos: O momento de aproveitar o seu jardim zen é feito para que você se conecte com as suas ideias e pensamentos, descartando quaisquer ideias que possam atrapalhar esta conexão com o seu eu interior. Trata-se de um exercício de autoconhecimento e desenvolvimento.
  • Aliviar estresse e ansiedade: A atividade que o jardim zen propõe também é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse, proporcionando mais prazer e bem-estar para você.

Gostou da proposta deste tipo de jardim? Então lembre-se que você pode montá-lo de diversos tamanhos, e inclusive pode ter um sobre a sua mesa de trabalho. Assim, poderá tirar alguns momentos para si ao longo da rotina e dessa forma ter dias mais leves e calmos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.