Excesso de sono e fadiga podem ser sinais da falta de magnésio

photo-1590520477800-3907c51f094b
Banco de Imagens: Unsplash

O equilíbrio de nutrientes e minerais no corpo humano é essencial para manter as saúde e melhor qualidade de vida.

A carência de uma vitamina, ou mineral, como o Magnésio, por exemplo, pode resultar em grandes prejuízos, inclusive, desencadear outros transtornos ao organismo.

O sono em excesso e a fadiga, ocorrências bem comuns e que quase sempre são associadas ao cansaço, podem estar ligadas à falta do magnésio.

Esta escassez de magnésio geralmente está reacionada ao tipo de alimentação. Uma alimentação com baixa ingestão do nutriente ou com alto consumo de produtos industrializados e processados, como por exemplo, açúcares e refrigerantes pode levar a carência do mineral no corpo.

A importância do Magnésio

O magnésio é um mineral extremamente importante para o organismo, afinal, ele é responsável pela síntese de proteínas, transporte de energia e equilíbrio de outros minerais, como cálcio, potássio e sódio.

Além disso, garante o bom desenvolvimento dos ossos, tecidos e músculos do corpo humano.

Outra função importante do Magnésio no organismo humano é seu favorecimento na absorção de outros minerais. Dessa forma, ele atua estimulando a integração dos minerais em falta no organismo, como também, reduzindo a absorção dos que já estão presentes em níveis adequados.

A carência do Magnésio no organismo pode resultar em inúmeras disfunções, entre as mais recorrentes está o sono em excesso e a fadiga. Outras consequências mais graves incluem até a incidência de osteoporose, diabetes e fibromialgia.

Principais consequências da falta de magnésio no organismo:

  • Sono em excesso e Fadiga: A carência de magnésio também provoca a baixa do Trifosfato de Adenosina, nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia, o que torna a fadiga e sono mais recorrente.
  • Dor de cabeça: A falta de magnésio ainda interfere nos mecanismos vasculares e neurogênicos, o que pode resultar em dores de cabeça e até enxaqueca.
  • Espasmos musculares: O magnésio pode atuar como relaxante muscular, auxiliando no bom funcionamento dos músculos, diante disso, a ausência do mineral no organismo pode gerar frequentes espasmos e câimbras.
  • Diabete tipo 2: A quantidade ideal de Magnésio no organismo pode reduzir a resistência à insulina, além de melhorar os indicadores de controle glicêmico.
  • Arritmia cardíaca: O magnésio também é responsável por controlar o ritmo dos batimentos cardíacos, diante sua falta, palpitações e arritmia são bem prováveis.

Outras complicações comuns decorrentes da falta de magnésio são: constipação e pressão alta.

Alimentação X Magnésio

photo-1574868702825-51aa82dfdc18
Banco de Imagens: Unsplash

A obtenção do magnésio pode ser conquistada através de uma alimentação natural e equilibrada.

Alguns alimentos possuem altos níveis deste nutriente e podem ser integrados a dieta, a fim de compensar sua ausência, entre eles:

  • Abacate
  • Nozes
  • Leguminosas
  • Sementes de abóbora
  • Chocolate amargo

Também é importante evitar consumo de produtos industrializados e processados, já que estes podem provocar o mau aproveitamento do mineral ao passar pelo intestino.

Além dos alimentos, a presença do magnésio no organismo pode ser aumentada por meio da suplementação.

Este reforço adicional deve ser recomendado por médicos, a fim de seguir a dose adequada ao organismo e não sobrecarregá-lo.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.